Mil metros de profundidade ou mais

5 min | 19/12/2023 | Matéria

Mil metros de profundidade ou mais

O segmento da mineração subterrânea, conhecido como "underground", é um dos mais exigentes, pois além de necessitar de equipamentos e serviços especializados, requer atenção dedicada à operação e manutenção

Um prédio com mais de 200 andares. Quase 10 campos de futebol enfileirados ou quantidade semelhante de piscinas olímpicas.

Agora pense nessa distância abaixo da superfície da terra. Essa é a profundidade média que os clientes de mineração subterrânea da Sotreq costumam escavar: mil metros ou mais.

Leia também: 3 fatos importantes sobre a manutenção de equipamentos de mineração

Conhecido também como Underground, esse segmento é um dos mais severos dentro do mercado de mineração. Ele demanda, além de equipamentos e serviços específicos, atenção especial à operação e manutenção do maquinário.

Um mercado extremamente dinâmico e exigente quanto à robustez dos produtos e à eficiência do pós-venda. O que exige desde equipamentos de carga e transporte da Cat® — carregadeiras, caminhões rebaixados — máquinas de contenção, abatimento, utilitários robustos e customizados pelo Resemin, parceiro da Sotreq e fabricante global de maquinário de perfuração subterrânea e equipamentos afins.

“Incluindo ainda a recente parceria com a Robit, especialista global em consumíveis de perfuração para os mercados de mineração e construção, agregamos ao nosso portfólio esses produtos do mais alto padrão de qualidade do mercado”, afirma o gerente de mercado underground da Sotreq, Arthur Assis.

Tecnologia e segurança

De acordo com o gerente, a segurança dentro das mineradoras é uma das principais preocupações, visando sempre a redução de acidentes, a melhora do processo de extração e a elevação da eficiência das atividades.

Nesse cenário, a tecnologia traz diversos benefícios para a operação de equipamentos no ambiente de mineração, com opções que vão desde a telemetria online a operações semiautônomas ou autônomas.

“Nessa última, as máquinas contam com sofisticado sistema que permite a operação das carregadeiras de forma totalmente automática. Na semiautônoma, os equipamentos são operados por controle remoto ou cabine remota e, nesses casos, todas as tarefas são realizadas à distância, podendo estar na linha de visão do trabalhador ou por meio de um sistema de câmera que possibilita a visualização do local de trabalho a grandes distâncias”, explica Assis.

Por isso que o grande diferencial da Sotreq está no suporte pós-venda. Esse serviço impacta na velocidade da tomada de decisão, na segurança das pessoas envolvidas na atividade e na confiabilidade do processo.

“Contamos com alguns dos melhores profissionais técnicos do mercado, com vasta experiência em consultoria de operação e manutenção, e nas diversas aplicações mais severas de mineração subterrânea”, completa o gerente.

Embaixo da terra

Desde os tempos remotos do Egito antigo, as obras subterrâneas despertam a curiosidade pela maneira como exploraram as riquezas do subsolo.

Com o aumento da urbanização e a crescente demanda por espaço adicional, as obras realizadas sob a terra ganharam destaque devido à sua eficiência, economia e maior segurança no tratamento dos terrenos, em comparação com as construções na superfície.

A Sotreq possui vasta experiência em mineração subterrânea, permitindo que ofereça soluções personalizadas para melhorar a produtividade e a confiabilidade das operações dos clientes.

A empresa integra máquinas, peças e tecnologias avançadas e mantém uma equipe de consultores especializados para prestar suporte completo em manutenção, operação e treinamento.

Priorizando a segurança e a conformidade com regulamentos ambientais, a Sotreq representa marcas líderes como Caterpillar, Resemin e Robit. Isso, somado à sua linha completa de equipamentos de mineração severa, inclui supermáquinas de alto desempenho.

SOT_Fale-com-a-gente-aqui_760x100.png.png

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias