9 min | 23/11/2022 | Matéria
A eficiência energética é um assunto importante em diversos setores.
Além de ser ações que contribuem para as práticas ESG, sobretudo no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, alcançar a eficiência energética é fundamental para reduzir custos e melhorar seus relacionamentos corporativos sem afetar a produtividade.
No dia a dia, eficiência energética está atrelado, então, ao uso consciente e, principalmente, inteligente de recursos, sobretudo naturais, por parte das empresas. Mas, afinal, como organizar essas ações na sua empresa?
Existem diversos benefícios atrelados à busca pela eficiência energética, que vão muito além da redução do consumo de energia da indústria.
Entenda os 4 principais motivos para você não deixar essas ações de lado.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Cresce a produção de energia limpa a partir do biogás com o uso da tecnologia
O consumo de energia da indústria representa 31,7% do consumo de todo o país. Ela também é responsável por 40% dos gastos da maior parte da indústria, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com ações simples, é possível abaixar essa proporção de custo energético, o que reduz os custos gerais para a empresa, e desafoga a parcela significativamente alta do consumo de energia por parte da indústria.
Mais do que economizar nos custos, ao adotar medidas que dialoguem com o preceito da eficiência energética, é possível obter descontos nas taxas de companhia de energia, por exemplo, além de obter melhores condições de crédito junto a empresas que valorizam e incentivam esse tipo de ação. O BNDES é uma dessas empresas.
Com a redução de custos,, é natural que sobre mais dinheiro para reinvestimento em diversas áreas do negócio. Assim, é possível programar o desenvolvimento de diversos outros projetos, como o avanço na maturidade digital, comunicação e outros - assim, você acelera o passo no caminho do crescimento do negócio.
Aqui, a relação é lógica: com mais verba para investir em outras frentes, mais diferenciais competitivos você pode trabalhar, destacando-se no mercado.
Outro fator fundamental é que ações ambientais são, por si só, um diferencial que amplia sua competitividade, sendo elas importantes e decisivas na hora de prospectar e conquistar novos clientes.
Por fim, a busca por eficiência energética amplia e melhora o relacionamento corporativo do seu negócio com seus clientes, stakeholders e investidores. Ainda segundo o CNI, 38% da população brasileira está preocupada com a procedência ambiental dos produtos e serviços consumidos.
Isso reflete as relações com investidores, stakeholders e demais parceiros de negócios.
O consumo de energia da indústria só é possível, portanto, com o investimento em ações de eficiência energética.
Apesar do que parece, entretanto, essas ações não são complexas - pelo contrário. Ações simples e pontuais, quando adotadas cotidianamente, já fazem uma grande diferença no médio prazo.
Por exemplo: a iluminação, a refrigeração, o ar comprimido e os motores elétricos são responsáveis por mais de 50% de todo o consumo das indústrias. Neste cenário, ao optar por equipamentos que possuem motores de alta eficiência e sistemas modernos de ar comprimido, que suprima vazamentos, já são, por si só, ações que colaboram na busca pela eficiência energética.
Além disso, também podemos citar:
Por mais simples que seja, talvez não exista solução melhor para cuidar da iluminação do que aproveitar ao máximo a iluminação natural. Investir em plantas que favoreçam a luz do dia reduz significativamente este tipo de gasto.
Além disso, outras práticas que contribuem para a otimização dos gastos com iluminação são:
Os processos industriais são variados: alguns exigem calor, outros, certa refrigeração. Garantir um isolamento térmico entre áreas específicas pode contribuir significativamente para que não haja mudanças abruptas de temperatura, fenômeno que exige maior uso de energia para regular a temperatura ideal novamente - tanto do ambiente quanto de equipamentos
Além disso, você também pode:
Nada gera mais desperdício energético do que um grupo gerador errado. Isso porque existem diversos modelos de equipamentos que se adequam em maior ou menor grau às diversas necessidades de cada negócio.
Assim, por mais que um grupo gerador que não é o mais indicado cumpra sua função, é possível que ele precise de mais ou menos esforço para funcionar - além de constantes ajustes.
Escolher o modelo ideal é fundamental para evitar gastos desnecessários e se aproximar ainda mais da eficiência energética. Para te ajudar nessa missão, conte com o EasyPower: desenvolvido pela Caterpillar, ele é uma ferramenta online e gratuita que, com poucos dados, consegue te indicar o modelo mais adequado de grupo gerador para o seu tipo de negócio.
ENTENDA MAIS: Easypower: uma ferramenta Cat® para te ajudar a selecionar o grupo gerador mais adequado para o seu empreendimento
Cada uma dessas ações - e de tantas outras possíveis, de acordo com o seu segmento - não devem ser apenas pontuais mas, sim, constantes. A escolha de uma ação deve ser embasada de acordo com as necessidades do seu setor e, ao aplicá-la, deve ser monitorada, e seus resultados, metrificados.
Com esse acompanhamento constante, você consegue acompanhar a evolução das suas ações de eficiência energética, o deixando mais próximo do selo ISO 50.001. Voltado exclusivamente para empresas que operam em nível e eficiência energética, o selo é a chancela oficial de que você está apto e comprometido com a causa ambiental, sendo um diferencial competitivo de alto valor.
A Sotreq é especialista em soluções em equipamentos para diversos setores industriais, e está comprometida a te ajudar a alcançar a eficiência energética.