7 min | 19/08/2022 | Matéria
Lançar mão de um grupo gerador a diesel é unir versatilidade e produtividade no dia a dia da operação. Saiba mais com o artigo e ouça nosso podcast.
O diesel é conhecido por sua confiabilidade e eficiência, então não é surpresa que a vida útil do equipamento, grupo gerador no assunto de hoje, seja altamente durável. Porém, como todo equipamento, ele exige manutenção e cuidados regulares para funcionar corretamente e por mais tempo de modo eficiente.
Com isso, vai se estabelecendo um novo parâmetro de competitividade: a eficiência dos equipamentos para otimizar a operação e produzir cada vez mais, de forma que se gaste menos.
Para entender como tudo isso fica interligado, é só acompanhar a leitura do artigo e, depois, ouvir o podcast. Vamos começar?
A marca do equipamento, o modo de uso e os cuidados vão influenciar diretamente na contagem. Podemos dizer, de maneira geral, que os equipamentos CAT têm a vida útil de vários anos, desde que observados os devidos cuidados, incluindo uma atenção especial ao contrato de manutenção - que vamos falar mais adiante.
Os equipamentos a diesel tendem a ter uma durabilidade maior, uma vez que o motor é mais robusto. E, por funcionar com um combustível versátil, um grupo gerador a diesel pode ser utilizado em uma variedade de aplicações propícias ao aumento de produtividade.
Leia também: Manutenção preventiva nos geradores é de importância vital
Pela logística abrangente do combustível, um grupo gerador a diesel está entre os mais comuns do mercado. Isso nos leva ao primeiro benefício: ótimo custo benefício. Estes são equipamentos cuja complexidade requer investimento, porém em comparação com outros tipos, tem o custo de aquisição menor.
Outro ponto no rol das vantagens é que este tipo de gerador tem o motor adequado para aplicações que demandam alta potência de uso.
No quesito mercado, as operações de pequena e média complexidade, como postos de gasolina, supermercados, clínicas, pequenos hospitais, shoppings, indústria e comércio em geral, são plenamente atendidas. Daí a importância de se contar com uma vida útil do equipamento extensa.
A aplicação dele em determinadas situações, a resposta é mais imediata. Ele consegue assumir carga de um jeito muito mais rápido e é apto a fornecer energia de forma confiável que outros combustíveis.
Você pode se interessar por: Comprar ou alugar um grupo gerador: o que é melhor para o meu negócio?
O jeito mais fácil de ter qualquer garantia sobre a vida útil do equipamento é combinando dois fatores: contar com uma boa parceria e investir em um contrato de manutenção preventiva.
Alta performance e menos risco de pane por desgaste estão entre os resultados deste investimento. Segurança e economia também. As manutenções preventivas devem ser realizadas corretamente e em intervalos determinados pelos manuais de manutenção dos sistemas com grupos geradores Caterpillar, além de contar com outras boas práticas de manutenção específicas.
Aqui na Sotreq, nós fazemos todo o suporte do início do contrato até aos relatórios periódicos com o estado do sistema e oportunidades de melhorias. Dá só uma olhada nos motivos para não deixar de fazer um contrato de manutenção preventiva do seu grupo gerador a diesel com a gente.
E para entender mais sobre os grupos geradores a diesel, onde eles são essenciais, como são utilizados e outras informações essenciais para atividade de qualquer segmento, é só ouvir o episódio sobre o assunto no seu tocador preferido.
Nesta conversa, que faz parte da quarta temporada do Sotreq na Escuta, falando sobre o tema energia, um especialista compartilha dados imperdíveis que você precisa mesmo saber. Para ouvir é só dar play abaixo.