Manutenção aumenta vida útil dos equipamentos e previne perda de produtividade

4 min | 02/06/2021 | Matéria

Manutenção aumenta vida útil dos equipamentos e previne perda de produtividade

Laboratório SOS garante múltiplos benefícios aos clientes da Sotreq 

Mais do que garantir melhor performance e prolongar a vida útil de equipamentos Cat® e similares, o Laboratório SOS para análise de fluidos é um recurso capaz de prevenir falhas e evitar perda de produtividade. A condição do diesel influi diretamente no funcionamento do motor e por isso a Sotreq criou, há 45 anos, um sistema de manutenção capaz de antecipar problemas que podem prejudicar ou até mesmo paralisar o funcionamento da máquina.

Benefícios para os clientes Rafael Cardoso, supervisor de operações da Transportes Sarzedo, enumera os benefícios da utilização da Laboratório SOS. “A análise de fluidos contribui em diversos fatores. O principal é a manutenção preditiva do equipamento, que reduz nossas paradas e, por consequência, diminui o lucro cessante”, explica Cardoso. A Transportes Sarzedo utiliza o Laboratório SOS desde 2018 e desde então já detectou os benefícios dos serviços de prevenção oferecidos pela Sotreq.

“Já tivemos casos em que ‘pegamos’ uma possível parada do equipamento por desgaste prematuro, por contaminação ou por quebra de alguma peça do implemento. Nesses casos, agimos de forma mais rápida e paramos o equipamento pelo menor tempo possível para evitar perdas financeiras. Essa parada sempre é informada aos gestores e aos responsáveis de manutenção, para que possamos fazer um trabalho ágil e liberar o equipamento para produção o quanto antes”, conta Cardoso.

Da mesma forma que se faz com um veículo de passeio, é necessário realizar uma manutenção constante nos equipamentos CAT e similares. A diferença é que, ao invés da quilometragem, o que determina o momento da revisão é o número de horas de operação.

A análise dos fluidos dos compartimentos e sistemas dos equipamentos permite ao Laboratório SOS detectar eventual

desgaste, contaminação ou degradação de peças. A manutenção preditiva é um recurso insubstituível para garantir o bom funcionamento das máquinas por mais tempo. Como acontece esse processo? O primeiro passo do cliente para proteger seus equipamentos e sua produção é adquirir os kits de coleta em uma das mais de 50 filiais da Sotreq espalhadas pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste ou contratar um serviço de suporte ao produto que inclua a análise de óleo. No momento da revisão, o cliente coleta e identifica as amostras de cada fluido do equipamento. A identificação pode ser feita através da ficha que acompanha o kit ou através de um aplicativo no celular, o Cat Inspect. Depois disso, o cliente só precisa entregar a amostra em qualquer uma de nossas filiais. Através da Logística Reversa da Sotreq, o material chega ao laboratório sem custo adicional para o cliente. Profissionais treinados pela Caterpillar O material é analisado por uma equipe de profissionais treinados pela Caterpillar, que comparam o resultado com o histórico do equipamento e fazem um relatório com recomendações de manutenção e operação adequada das máquinas. Dessa forma, o cliente é orientado sobre medidas que precisa tomar para evitar danos em motores, compartimentos e sistemas. Quando chega o momento da coleta seguinte, o cliente informa ao Laboratório SOS as ações que tomou após a revisão anterior (uma troca de peça, por exemplo). As novas informações e o material coletado servem de base para a análise e o ciclo de manutenção e prevenção recomeça.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias