A gestão de ativos na obra e o monitoramento em tempo real como uma tendência

5 min | 23/09/2022 | Matéria

A gestão de ativos na obra e o monitoramento em tempo real como uma tendência

Saiba como a análise de fluidos e o monitoramento em tempo real podem contribuir com a gestão de ativos na obra.

A gestão de ativos nos dias de hoje, conta com a tecnologia na análise de fluidos para fazer um monitoramento em tempo real eficaz e eficiente na construção civil. Afinal, são os ativos que mantêm uma organização funcionando, por isso investir nas melhores práticas é super importante.

A análise de fluidos e o monitoramento em tempo real são tendências da gestão de ativos no segmento de construção.. Afinal, os ativos são extremamente importantes na cadeia de geração de valor nos negócios, por isso investir nas melhores práticas permite alavancar os negócios, equilibrando eficiência e sustentabilidade no longo prazo.

Além disso, é uma tendência que está se tornando cada vez mais popular. Entre os benefícios estão a detecção precoce de problemas, retorno sobre os investimentos e otimização da performance dos equipamentos. Confira o artigo sobre o tema e saiba tudo com mais detalhes no podcast.

Você também pode se interessar por:

- Ferramentas de trabalho aumentam a produtividade e reduzem custos

Entenda a gestão de ativos na obra e sua importância

Em primeiro lugar, é preciso dizer que gerenciar os ativos é uma parte crítica do planejamento estratégico de qualquer organização, pois ajuda a atingir o equilíbrio entre custo, risco e performance e que os ativos sejam utilizados de forma eficaz e eficiente.

As organizações que priorizam a gestão de ativos em suas obras podem ver operações aprimoradas e com maior lucratividade. Tendo dito isso, o monitoramento em tempo real é uma das tendências que despontam no horizonte trazendo uma série de vantagens.

Ela concentra sua importância em três pilares. O primeiro deles é a detecção precoce de problemas, uma vez que ajuda a evitar que pequenos problemas ganhem escala.

Podemos elencar também o tempo de resposta otimizado, pois leva a resoluções mais rápidas e menor tempo de inatividade. Em terceiro lugar, o aumento da eficiência, já que leva à economia de tempo e recurso nas organizações.

Todas as informações levantadas por meio da análise de fluidos são essenciais para a gestão de ativos na obra porque podem ser usadas para tomar decisões sobre manutenção, reparos e substituição de componentes.

Veja também:

- Como aumentar a produtividade na construção com as dicas dos especialistas da área

4 benefícios para as operações

Falamos de maneira mais ampla sobre a importância da gestão de ativos no tópico anterior, que também se enquadram como vantagens. Agora, falando dos benefícios de forma mais direta e prática, podemos citar:

1. Custos reduzidos

Ao serem capazes de rastrear a condição dos ativos em tempo real, as empresas podem planejar melhor a manutenção e os reparos - levando a uma economia direta. Em alguns casos, isso pode até permitir que as empresas evitem substituir um ativo por completo.

2. Melhor tomada de decisão

Com informações precisas e atualizadas sobre a condição dos ativos, as empresas podem tomar melhores decisões sobre quando agendar manutenção ou reparos nos equipamentos, utilizando os relatórios de análise de fluídos. O risco de interrupções causadas por falhas no equipamento pode ser drasticamente reduzido e até eliminado.

3. Maior eficiência

A gestão de ativos otimiza as operações, garantindo que o equipamento esteja funcionando em níveis máximos de desempenho. Como resultado, há o aumento da produtividade e a redução do tempo de inatividade.

4. Segurança aprimorada

Um fator primordial em qualquer obra é a segurança dos trabalhadores. Ao ter uma melhor compreensão do que está acontecendo no local, é possível identificar possíveis riscos à segurança antes que se tornem acidentes reais.

Com os benefícios citados, é imperativo que as organizações passem a investir neste sistema e façam disso uma prioridade para se manterem competitivas.

Ouça o podcast: - Tecnologia como aliada da segurança e da produtividade nos canteiros de obras

Um podcast exclusivo sobre gestão de ativos nos canteiros de obra

No geral, investir na gestão de ativos na obra é uma escolha inteligente para qualquer empresa no segmento de construçãol. Ela ajuda a executar a operação com mais facilidade e evitar grandes problemas no futuro. E com a tendência para o monitoramento em tempo real, isso só se tornará mais importante nos próximos anos.

Como a indústria da construção está sob constante pressão para melhorar a produtividade e a eficiência, sem deixar de garantir a segurança no local de trabalho, a gestão de ativos se faz necessária. E para falar com mais detalhes sobre isso, o Sotreq na Escuta traz um episódio com este tema.

Nele, um especialista da área fala com propriedade sobre o mercado e as boas práticas para tornar esse gerenciamento uma realidade em qualquer operação. Para ouvir, é só dar play abaixo.

O Sotreq na Escuta está presente nos principais tocadores.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias