3 min | 03/03/2022 | Matéria
Sotreq comercializa linha da Caterpillar que conta com mais de 1.200 peças
Ferramentas de trabalho são acessórios que, acoplados a máquinas de construção, permitem a realização de atividades específicas e aumentam a produtividade nas operações de uma obra. A Sotreq comercializa a extensa linha de ferramentas de trabalho da Cat®. “São mais de 1.200 opções, divididas entre 16 diferentes famílias de produto, tudo isso com o único objetivo de atender a necessidade dos nossos clientes e contribuir para que realizem seus trabalhos da maneira mais eficiente possível”, afirma Pedro Carvalho, Especialista em Aplicação de Produtos da Caterpillar.
Entre as famílias de ferramentas de trabalho, estão as caçambas, martelos hidráulicos, garfos, fresadoras de asfalto e cabeçotes de mulcher, entre outros. Com o uso de engates rápidos, é possível acoplar múltiplas ferramentas em um mesmo equipamento, o que o transforma em um verdadeiro “canivete suíço”, com diversas funcionalidades.
Utilizar a ferramenta correta em cada passo da obra traz inúmeros benefícios aos clientes da Sotreq. O principal deles é o aumento da produtividade do equipamento, o que impacta diretamente na redução dos custos operacionais da máquina em campo. “Um exemplo bastante simples, mas que deixa claro como é possível aumentar a produtividade, é o uso de caçambas de escavação de larguras diferentes. Imagine uma obra que precisa entregar 100 metros de escavação com largura de 60 centímetros e profundidade de 1 metro. É um trabalho que pode ser feito com uma retroescavadeira com caçamba de 30 centímetros de largura, mas o mesmo equipamento pode ser mais eficiente usando uma caçamba de 60 centímetros. O trabalho seria concluído na metade do tempo”, compara Carvalho.
Na construção civil, as ferramentas mais comuns são as caçambas e garfos pallets, utilizadas em qualquer tipo de obra para praticamente todas as necessidades. Mas a busca por mais produtividade e a necessidade de entregar obras em menos tempo, com um custo operacional cada vez mais baixo, gerou um aumento na procura por ferramentas como martelos hidráulicos, fresadoras de asfalto e vassouras hidráulicas.
“Com os martelos hidráulicos as máquinas assumem a capacidade de romper materiais como pedras e pisos de concreto de uma maneira mais eficiente e produtiva, enquanto as fresadoras de asfalto para minicarregadeiras permitem que essas máquinas tão compactas removam pavimentos de asfalto e concreto de maneira incrível. Posteriormente, os detritos podem ser recolhidos pelas vassouras hidráulicas usando a mesma máquina como base”, explica o especialista.
Mas não é apenas a construção civil que tem demanda para as ferramentas de trabalho da Cat. No mercado agrícola, é comum retroescavadeiras utilizarem perfuratrizes e caçambas dianteiras multiuso. Já as carregadeiras ganham produtividade quando contam com um guincho porta-bag. O mesmo ocorre com miniescavadeiras com caçambas de limpeza de canais de drenagem e minicarregadeiras acopladas a roçadeiras. “Cada segmento gera a sua demanda e nós estamos prontos para apoiar com as nossas soluções”, destaca Carvalho.
Outra vantagem da linha de ferramentas de trabalho da Caterpillar é o uso de engates rápidos (manuais ou hidráulicos), que permitem a troca de ferramentas de maneira segura e rápida, em poucos minutos. “Além de diminuir o tempo de troca de ferramentas, os engates rápidos também reduzem consideravelmente os riscos na obra, já que bater pinos e colocar arruelas de calço são operações que geram riscos de acidentes com as mãos”, ressalta Pedro Carvalho.