Conheça os 3 principais mitos da análise de fluidos - e fuja deles

3 min | 28/09/2022 | Matéria

Conheça os 3 principais mitos da análise de fluidos - e fuja deles

Diversos fatores contribuem para que seu negócio alcance um nível alto de excelência em suas entregas. Mas nenhum é tão importante quanto a gestão de ativos através da análise de fluídos.

Os motivos são fáceis de entender: uma produção eficiente requer a utilização de equipamentos. O bom funcionamento desse maquinário é imprescindível para que os resultados do negócio sejam promissores, impactando direta e positivamente na produtividade. E é nesse contexto que a análise de fluidos contribui.

Por que a análise de fluidos?

Também chamada de modo informal de análise de óleo, a análise de fluidos possibilita a avaliação laboratorial ágil e altamente precisa dos fluidos que você utiliza no seu maquinário.

Essa análise será capaz de revelar qual o estado da máquina, saúde dos fluidos, contaminantes e quais os componentes se encontram desgastados e quais devem ser as ações de manutenção para o equipamento.

Quando feito com precisão, a análise de fluídos consegue identificar de modo rápido (e até mesmo antever) possíveis falhas que, se não identificadas a tempo, poderiam comprometer o funcionamento do seu equipamento, impactando diretamente na sua produção que, em casos extremos, pode até mesmo ser pausada.

Mitos da análise de fluídos

Os benefícios da análise de fluidos são muitos e, junto a eles, diversos mitos transitam de negócio em negócio, colocando em dúvida a importância dessa técnica fundamental para sua produção.

A seguir, trazemos os três principais mitos sobre a análise de fluídos e explicamos os motivos pelos quais eles não passam de boatos:

Quando fazer a análise de fluídos?

É muito comum ouvir que o momento em que a máquina apresenta defeitos é quando se deve fazer a análise de fluídos, para compreender o que está havendo.

Apesar de que o procedimento pode, sim, ajudar a identificar as falhas de máquinas, sua primeira função é oferecer um diagnóstico antes mesmo de qualquer falha ser perceptível. Isso, por si só, guia os passos da análise preditiva e evita que falhas no maquinário passem despercebidas.

Portanto, recomendamos que a análise de fluidos seja incluída na sua rotina de análises preditivas como mais uma técnica para garantir performance e disponibilidade operacional.

Você também pode se interessar por: Manutenção nos geradores garante segurança e economia

Aumento significativo nos custos

Muito pelo contrário. O custo anual estimado de um programa de monitoramento de fluidos é de até 2% do valor do equipamento que será analisado. Feito com a frequência adequada, os benefícios estimados variam entre 5% e 20% do valor do ativo. A não realização da análise de fluidos pode atrasar a identificação de possíveis ocorrências, e o que seria uma manutenção de rotina, se torna um reparo - procedimento significativamente mais caro.

Paralisações de equipamentos

A realização da análise de fluídos não requer, necessariamente, que o equipamento seja paralisado, afetando negativamente sua produção. Entretanto, em casos onde um alerta seja identificado, pode haver a necessidade de paralisação para ajustes pontuais, significativamente mais rápidos do que um reparo completo, o que diminui o tempo de produção inoperante.

Ouça o podcast: A gestão de ativos na obra e o monitoramento em tempo real como uma tendência

Aposte com quem entende do negócio

Em outras palavras, a análise de fluidos te ajuda a economizar tempo e recursos, colaborando para uma produção mais confiável, com menos custos, redução de paradas não planejadas e vida útil otimizada.

Os benefícios provenientes deste tipo de manutenção são cruciais para seu negócio, por isso, não é recomendável arriscar uma análise de fluídos com pouca acurácia.

O Predic é especialista em soluções para a gestão de ativos, e está pronta para usar toda a expertise de anos de atuação para oferecer o melhor para seu negócio.

Para nós, o tempo é um ativo precioso, artefato principal na hora de tomar decisões com agilidade e o mínimo de impacto nos negócios. É por isso que, no Predic, você recebe os resultados das suas análises de óleo em tempo recorde no mercado, seja qual for o seu tipo de maquinário: motores diesel, motores estacionários, sistemas hidráulicos, grupos geradores de energia, equipamentos de linha amarela, colheitadeiras, redutores industriais e diversos outros maquinários lubrificados.

Quer mais benefícios Predic? Confira:

  • 2 laboratórios localizados estrategicamente em Campinas/São Paulo e Contagem/Minas Gerais, com equipamentos de alta tecnologia e capacidade para analisar mais de 900 mil amostras por ano;
  • Portal Web customizável de acordo com as necessidades de cada cliente;
  • Integração com sistemas de manutenção;
  • Logística reversa com cobertura nacional;
  • Resultados em até 3 dias úteis para óleo lubrificante, hidráulico e fluido arrefecedor;
  • Análises assertivas seguindo os critérios das normas ASTM e ISO;
  • Suporte técnico proativo certificado pelo ICML (International Council for Machinery Lubrication).

Entre em contato conosco aqui e comece ainda hoje uma nova rotina de manutenção e otimização da sua produção!

E já que você chegou até aqui, que tal conferir um material gratuito sobre análise de fluidos? É só clicar no banner para ter acesso.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias