5 min | 19/04/2023 | Matéria
Embarcação fabricada no Brasil é equipada com motores Cat®
Os motores são o coração de um iate transoceânico e escolher a marca certa pode fazer toda a diferença na experiência de navegação.
Quando se trata de motores de iate de alta qualidade, a Sotreq Cat® é o parceiro com a expertise no mercado marítimo que você precisa. Já são décadas de experiência em motores de propulsão, levando confiabilidade, eficiência e desempenho a qualquer projeto.
Neste artigo, vamos explorar os motores CAT para iates transoceânicos e por que eles são uma escolha popular para você, que busca uma experiência de navegação suave e confiável.
Leia também: Compra e venda de iates: 6 fatos sobre o mercado marítimo de lazer que você precisa saber
A MCP Yachts é um estaleiro nacional com mais de 40 anos de história, sendo responsável por mais de 250 projetos náuticos dentre eles veleiros, barcos comerciais e principalmente embarcações para mercado de lazer incluindo o maior iate de alumínio já construindo até hoje na América do Sul.
Nos últimos 20 anos, a empresa tem utilizado motores Cat em parceria com a Sotreq em alguns de seus melhores projetos. Um dos mais recentes é o MCP 37, um iate transoceânico full aluminium com 37,4 metros de comprimento, apto a navegar em qualquer local do mundo.
A embarcação tem Certificação RINA e seu design foi feito a quatro mãos com o escritório
VRIPACK da Holanda. Segundo Manoel Chaves, diretor presidente da MCP Yachts, a empresa utiliza o motor Cat C32 desde a década de 2000. O MCP 37 foi equipado com dois motores Cat C32 de 1.900 hps cada, com o novíssimo sistema de comando MPC 100.
“Nesse período em uso, msmo em barcos que rodam milhares de horas somente com manutenção básica do motor, não conhecemos qualquer aborrecimento causado pelo motor. Ele nunca entra em sobrecarga” diz o diretor presidente da MCP Yachts.
O executivo apresenta como vantagens do motor Cat C32 o fato dele trabalhar em baixa temperatura, ser livre de vibrações e ruídos, apresentar uma rede mundial de peças com custo-benefício razoável, possuir altíssima tecnologia e facilidade na manutenção.
Você também pode se interessar por: Passo a passo para a manutenção da minha embarcação
Outro ponto de destaque nesse projeto que une um motor com ótima resposta e uma embarcação leve e bem projetada é a autonomia. Com um tanque de combustível, o MCP 37 é capaz de navegar mais de 3.500 milhas (cerca de 6.400 km) náuticas sem reabastecer, o que significa ir de Santos no litoral de São Paulo até as ilhas do Caribe.
Para Diogo Rezende, consultor multiproduto da Sotreq, a parceria com a MCP é uma comprovação da qualidade e confiabilidade dos produtos e serviços oferecidos. “O MCP é um estaleiro de projetos customizados de alto padrão que busca a qualidade do produto.
No caso de motores náuticos, isso significa maior tecnologia, potência, menor emissões de gases do efeito estufa, baixo consumo de combustível, tecnologia embarcada, pós-venda e baixo custo de manutenção.”
Segundo Diogo, além dos pontos destacados por Manoel, o motor apresenta monitoramento remoto, assim é possível ser mais proativo com a tripulação em caso de alarmes. Por último, o modelo de pós-venda da Sotreq oferece um contrato de manutenção para o armador.
Nele, além da manutenção preventiva, realizamos o monitoramento de fluidos com visitas periódicas aos equipamentos, plantão 24 horas e condições diferenciadas de pagamento.