10 min | 19/12/2019 | Matéria
Conheça situações em que o sistema de gerenciamento remoto ajudou empresas a obter ganhos de produtividade, segurança e eficiência por meio da análise remota de dados e informações
Maximizar a produção. Reduzir custos. Melhorar a segurança, eficiência e a durabilidade dos componentes dos equipamentos. O Cat® Connect é uma ferramenta capaz de oferecer todos esses benefícios. Com o uso desta tecnologia, transformamos dados em informação para o cliente, provendo relatórios e análises sobre funcionamento e eventuais necessidades de reparos.
O Cat Connect se aplica a diferentes tipos de áreas, seja na construção, na agricultura, mineração, indústria, no comércio e no mar, em atividades dentro da Unidade Petróleo & Marítimo. Para comprovar, listamos 7 casos de sucesso em que o Cat Connect fez a diferença no trabalho dos clientes atendidos pela Sotreq.
-Com o uso do sistema Cat® AI, foi detectado um aumento da temperatura dos gases de descarga no motor bombordo na bancada da esquerda da embarcação A.
-A Sotreq contatou o cliente para notificar sobre o problema identificado e o possível aumento do consumo de combustível.
-A Sotreq enviou o estudo de caso, com sinalização nos relatórios e informou a área de serviços sobre a situação.
-Após a confirmação com o cliente, a Sotreq enviou um técnico para a realização do diagnóstico, no qual foi constatada a necessidade de troca dos bicos injetores #1, #5 e #7.
-Após a troca dos bicos, na sequência da análise, foi detectada uma falha de ECM. Com isso, a empresa realizou a compra, instalação e configuração deste.
RESULTADOS OBTIDOS
Equalização da queima, trazendo o consumo para a curva nominal de operação, evitando custos excessivos e desgaste do equipamento.
-Por meio das ferramentas do Cat Connect, foram observadas frequentes quedas de tensão no grupo gerador de uma determinada embarcação, em ambos os bordos, com maior incidência no gerador no bombordo.
-A Sotreq recomendou a verificação do regulador de tensão e checagem das bombas de transferência de combustível.
-A equipe Sotreq elaborou um estudo de caso, sinalizado nos relatórios, e entrou em contato com o suporte ao produto (via ticket), que realizou contato com o cliente.
-A equipe técnica da Sotreq constatou a necessidade de substituição da bomba de transferência de combustível do MCA bombordo, além do reaperto das conexões do barramento.
Melhor qualidade da tensão fornecida pelos grupos geradores aos equipamentos internos da embarcação, evitando possíveis queimas ou redução de vida útil dos mesmos.
-Devido às indicações (redpills) de má performance em determinados sistemas nos relatórios de ambas as embarcações, foi solicitado pelo cliente o envio de um técnico para realizar um atendimento baseado nos relatórios Cat AI, tendo em vista uma janela na qual as embarcações estariam disponíveis.
-A Sotreq entrou em contato com o suporte ao produto para verificar disponibilidade de técnico, que foi enviado para realizar o atendimento nas embarcações.
-O técnico realizou o atendimento baseado nas indicações do relatório Cat AI.
RESULTADOS OBTIDOS
Cliente satisfeito com o atendimento rápido e preciso, evitando parada desnecessária do seu ativo, uma vez que executamos o serviço numa parada já programada, seguindo parâmetros de qualidade de acordo com as informações obtidas por meio do Cat Connect.
-Identificamos 3 alertas de nível crítico com desligamento em um curto período de tempo. O alerta foi envaido em tempo real ao cliente, a área de monitoramento e suporte ao produto da Sotreq.
-O alerta foi avisado imediatamente ao cliente e sinalizado em relatório. A Sotreq entrou em contato com o cliente que prontamente solicitou a ida de um técnico.
RESULTADOS OBTIDOS
O especialista constatou que a falha foi oriunda de uma má programação no controlador (PMS) da plataforma. O mesmo foi reconfigurado e a falha sanada.
-Graças à ferramenta de monitoramento, e através da análise de falhas, consumo de combustível e plano de manutenção do cliente, a Sotreq teve a oportunidade de participar ativamente da escolha do próximo equipamento a ser submetido ao Major Overhaul.
-Com a relação junto ao cliente mais consolidada, além da venda da manutenção, provemos outras soluções inovadoras, como os filtros CJC, medidores de combustível Cat e a renovação do sistema Product Link até o final de 2020.
RESULTADOS OBTIDOS
Por meio da análise de dados, a Sotreq consegue comprovar ao cliente a eficiência de uma ferramenta precisa e que oferece ganhos reais tanto na prevenção como na manutenção de equipamentos, indicando, inclusive, o momento da substituição destes.
-A Sotreq recebeu inúmeros alertas de baixa temperatura de líquido de arrefecimento de todos os motores monitorados da plataforma através da plataforma CAT RFV – Remote Fleet Vision.
-Devido à quantidade de alertas recebidos, recomendamos a instalação de um aquecedor de água de jaqueta em todos os motores a fim de evitar a falha e o desgaste prematuro do equipamento
RESULTADOS OBTIDOS
O cliente adquiriu os aquecedores de água de jaqueta (Jacket Water Heater) da Cat. E programamos a instalação deste durante a grande manutenção (leia o CASO #4).
-O cliente desejava o aumento da capacidade de carga durante o transporte (comboio). Contudo, existe um “conceito” em determinada região do País, para aquele tipo de operação, de que os motores devem possuir “rating A”.
-Como o cliente desejava aumentar a potência do motor, caso fosse mantido o “rating A”, a Sotreq perderia a venda para o concorrente.
-Como o cliente já possuía um empurrador com o sistema de gerenciamento remoto, a Sotreq efetuou estudos práticos relacionados ao tempo de Viagem da Embarcação, Fator de Carga e Consumo de Combustível.
-Com isso, foi possível provar ao cliente que ele estava operando com folga dentro do “rating B”. Sendo assim, a Sotreq conseguiu aumentar a potência do motor, mantendo a proposta atual (Motor C18), o que foi positivo para o cliente em termos de custos finais. Além de manter o padrão das outras embarcações.
RESULTADOS OBTIDOS
Através dos estudos elaborados, o cliente pôde aumentar a capacidade do comboio do carregamento, aumentando consideravelmente seu faturamento.
-Foi observada a tendência de falha do sensor de pressão do motor boreste por meio de gráficos de dispersão entre pressão e fator de carga. O aumento da leitura de pressão no coletor, abaixo de 40% de fator de carga, não condiz com o funcionamento normal do equipamento, em que esse gráfico sempre deve marcar pressão nula com carga nula.
-Após contato com o suporte ao produto (via ticket), o problema foi discutido com o cliente a fim de evitar uma possível parada da embarcação, gerando downtime.
RESULTADOS OBTIDOS
Após o atendimento por contrato, o cliente informou da oxidação dos sensores. Essa é uma tendência em todos os motores de sua frota, que se dá devido ao ambiente onde ocorre a operação. O cliente também informou que o problema é reduzido quando os sensores são limpos com desengripantes e anticorrosivos. Porém, a equipe especializada Sotreq aconselhou a troca destes para o correto funcionamento dos motores, aumentando a disponibilidade da embarcação.