Minicarregadeiras e miniescavadeiras: conheça as vantagens de cada modelo

5 min | 03/05/2022 | Matéria

Minicarregadeiras e miniescavadeiras: conheça as vantagens de cada modelo

Versáteis e de fácil operação, máquinas podem realizar múltiplas funções com ferramentas diferentes

Versáteis, de fácil operação e ideais para obras em espaços reduzidos ou de acesso restrito, minicarregadeiras e miniescavadeiras são muito utilizadas na construção civil. Para os clientes, é importante conhecer as características das duas máquinas e saber qual é a mais indicada para cada tipo de obra.

A minicarregadeira realiza as funções de um trator de pequeno porte. A estrutura frontal articulada se movimenta para cima e para baixo e é capaz de carregar os mais diversos materiais. A ela podem ser acopladas várias ferramentas (como garfos, fresadoras, garras e vassouras), o que permite a realização de outros tipos de serviços, além das funções principais de uma carregadeira, como construção, terraplenagem, pavimentação, supressão vegetal e limpeza urbana ou industrial.

O mesmo conceito se aplica à miniescavadeira. Apesar de ser mais compacta, é tão robusta quanto as versões similares de grande porte. Uma de suas vantagens é que, por ser menor, a miniescavadeira consegue realizar algumas obras com mais agilidade. Essa máquina é bastante utilizada em demolição, escavação, terraplenagem, abertura de valas e preparo de solo.

Assim como acontece com a minicarregadeira, um aspecto positivo é que a ela também podem ser acopladas ferramentas específicas para outros serviços. Algumas delas, porém, só podem ser utilizadas em uma dessas duas máquinas e são esses detalhes que devem ser analisados pelo cliente na hora de escolher um modelo.

“Algumas ferramentas podem ser compartilhadas entre os dois equipamentos, mas outras são dedicadas. Por exemplo, vassouras e fresas de asfalto são muito utilizadas em minicarregadeiras, mas não podem ser usadas com as miniescavadeiras. Da mesma forma, um compactador de valeta só pode acoplado a uma miniescavadeira”, explica Renan Aparecida, consultor de desenvolvimento de mercado da Sotreq.

Dois em um
A versatilidade dos equipamentos cria diversas oportunidades para que o cliente possa economizar. “Na nossa minicarregadeira da Série D3 é possível acoplar, em poucos minutos, um braço que a transforma em miniescavadeira também. É uma forma bem interessante de economizar porque o cliente passa a ter com uma máquina os benefícios de duas. Isso reduz despesas com transporte e manutenção, por exemplo”, destaca Renan.

Modelos
A Sotreq comercializa três modelos de miniescavadeiras. “Fabricadas aqui no Brasil temos a 302.7, que pesa de 2,5 a 3 toneladas, dependendo da configuração, e a 303.5, que pode chegar a até 4 toneladas. E também temos um modelo importado, a 307.5, que é maior e recomendada para aplicações mais pesadas”, detalha Renan.
Já em relação à minicarregadeira, está em andamento um processo de implementação de novos modelos no Brasil. “Atualmente trabalhamos com a 226B3, mas em breve deveremos comercializar outros modelos, maiores e com mais tecnologia”, afirma Renan.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias