Sotreq lança nova geração de escavadeira e carregadeira

4 min | 16/02/2022 | Matéria

Sotreq lança nova geração de escavadeira e carregadeira

Modelos 374 e 980 da Cat® aumentam a produtividade e reduzem custos de manutenção

Modelos 374 e 980 da Cat® aumentam a produtividade e reduzem custos de manutenção

O ano de 2021 foi marcado pelo lançamento de dois equipamentos que oferecem ganhos operacionais e outros benefícios aos clientes da Sotreq. A escavadeira 374 da Cat chegou ao mercado em junho, já tem unidades em operação no Brasil e mais entregas previstas ainda no primeiro semestre de 2022. Já a carregadeira 980 foi lançada em setembro e também teve várias unidades comercializadas no ano passado, algumas delas com configuração especial para trabalhos em siderurgia.

Escavadeira 374

Integrante da nova geração de escavadeiras da Cat, a 374 foi desenvolvida com o conceito de maior produtividade, menor consumo, menor custo de manutenção e mais tecnologia embarcada. Capaz de carregar até 33 caminhões por hora com capacidade de 36 toneladas métricas, a escavadeira 374 teve um aumento de 10% de torque de giro. “Esse diferencial torna os tempos de ciclo muito mais rápidos do que os equipamentos das séries anteriores”, compara Bruno Almeida, Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Sotreq, especialista em aplicações de escavadeiras e carregadeiras de médio porte.

O modelo 374 tem três modos de operação. O modo Power (Potência) entrega força máxima ao equipamento durante todo o tempo de atividade. No modo Smart (Inteligente), o equipamento analisa a operação e entrega a potência necessária para realizar o trabalho. Por fim, o modo Eco (Econômico) reduz de forma significativa o consumo de combustível, com uma produtividade menos agressiva.

A Cat não investe apenas no aumento da produtividade. Reduzir os custos de manutenção é uma preocupação permanente e a nova geração da 374 tem avanços nessa área. “A lança e o braço da escavadeira duram duas vezes mais em relação à geração anterior, o que é capaz de proporcionar anos de desempenho confiável nos ambientes mais adversos”, explica Bruno. Com essas e outras mudanças (a máquina vem, por exemplo, preparada para receber o novo sistema de lubrificação automática), a expectativa é de uma economia de até 20% nos custos de manutenção.

Carregadeira 980

O modelo 980 é o primeiro equipamento da nova geração de carregadeiras da Cat que chega ao mercado com uma série de novas tecnologias embarcadas e instaladas de fábrica. As novidades aumentam a segurança da operação e do operador, assim como a produtividade. “Um bom exemplo é o Autodig com Auto Set Tires, um recurso que aumenta a produtividade em até 10% em comparação com o modelo Cat anterior”, destaca Bruno.

Entre outros recursos tecnológicos da 980, destaque para a transmissão com embreagem de travamento (aumenta a eficiência de combustível); sistema de desligamento automático em marcha lenta do motor (reduz significativamente o tempo de inatividade, o total de horas de operação e o consumo) e o sistema de balança integrada (evita sobrecargas no carregamento de caminhões).

A carregadeira 980 também traz novidades na confiabilidade e nos custos da manutenção. “Esse modelo tem muitas melhorias nessa área. Os intervalos estendidos de troca de fluido e filtro reduzem os custos de manutenção em até 12% e o sistema de filtragem hidráulica de fluxo completo melhora a confiabilidade do sistema hidráulico e a vida útil dos componentes”, afirma Bruno Almeida.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias