Motor com problemas? Saiba quais são as principais causas e como evitá-las na sua operação

5 min | 28/04/2022 | Matéria

Motor com problemas? Saiba quais são as principais causas e como evitá-las na sua operação

Adoção de boas práticas de manutenção é garantia de produtividade e menor custo

A produtividade de uma obra está diretamente ligada à disponibilidade mecânica das máquinas envolvidas no projeto. O descuido com o acompanhamento periódico e preventivo das condições de um motor pode provocar falhas repentinas, um problema grave, com potencial para aumentar o número de paradas não programadas e afetar todo o calendário de obras.

Para reduzir os riscos desse tipo de problema, é necessário adotar boas práticas de manutenção. As principais orientações para o cliente envolvem as inspeções periódicas, que devem ser realizadas principalmente a cada novo início de operação, observando se há algum vazamento aparente, consumo excessivo ou barulho anormal de funcionamento”, orienta Humberto Gouvêa, especialista em Trem de Força na Sotreq.

Outro procedimento fundamental para evitar a perda de produtividade por causa de problemas no motor é realizar análises de óleos e fluidos. “O monitoramento regular desses resultados indica uma possível contaminação e a necessidade de se preparar para uma parada antes que o componente falhe”, afirma Humberto.

O especialista da Sotreq destaca outros pontos importantes, como a conectividade da máquina Cat®, o histórico de manutenções prévias e o perfil de utilização da máquina: “Com o SotreqLink, o cliente recebe informações em tempo real caso algo de errado aconteça, além de ter acesso às principais indicações de manutenção baseadas nos horímetros e informações reportadas pelo equipamento. O SotreqLink é uma plataforma de relacionamento que integra a experiência do cliente às tecnologias disponíveis em equipamentos Cat e aos serviços digitais da Sotreq.

Redução de gastos
Além de evitar prejuízos com a interrupção não esperada de uma obra, a manutenção preventiva também é uma forma inteligente de redução de gastos. “Peças Cat foram feitas para durar várias vidas e algumas delas fazem o papel justamente de se desgastarem antes para evitar que peças com maior custo tenham desgaste excessivo. Esse é o caso de juntas, vedações, selos e rolamentos, que devem ser inspecionados e substituídos preventivamente. De um modo geral, cerca de 90% das falhas podem ser previstas e os reparos podem custar até 2,5 vezes menos quando realizados antes da quebra”, explica Humberto.

E o custo menor não é o único benefício para o cliente que faz a manutenção preventiva de modo correto. Ter a data exata da parada do equipamento também permite que o reparo seja feito em menor tempo.

Humberto Gouvêa destaca que a Sotreq tem o programa Opções de Reparo, que conta com diversas opções de reparo para o cliente. “Com o kit de peças Nível 1, o cliente pode fazer a manutenção, caso tenha mão de obra própria qualificada. Temos ainda opções com reformas completas de Nível 2 e Nível 3, com preço fixo e mão de obra com técnicos certificados pela Caterpillar, e com peças Reman no Nível 4 e peças novas pelo Nível 5. Agora, se o cliente quiser o máximo de confiabilidade, garantia e o seu equipamento novo de novo, pode optar por uma Reforma Certificada. Só ela garante uma vida nova e uma proteção estendida única”, detalha Humberto.

Quer saber mais sobre o programa Opções de Reparo? Assista ao vídeo e saiba qual é o melhor momento para realizar reparos em seu equipamento:


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias