3 min | 17/02/2022 | Matéria
Lançado em 2018 para escavadeiras elétricas, sistema atende hoje também clientes que possuem perfuratrizes
O Sistema de Monitoramento Sotreq (STQ Monitor) foi totalmente desenvolvido pelo departamento de engenharia da Sotreq para acompanhar a operação e a saúde de escavadeiras elétricas e perfuratrizes. Capaz de realizar monitoramento local e remoto em tempo real, o STQ Monitor também fornece informações detalhadas para análise com otimização de banco de dados.
O sistema, lançado em 2018, em sua versão inicial 2.0 tinha o objetivo de realizar o monitoramento detalhado da operação de escavadeiras Caterpillar, atendendo às necessidades do mercado de mineração.
Nessa primeira versão, o sistema consistia em lógica de programação no controlador, registro para extração na máquina e elaboração de relatórios para análise. Como a solução se mostrou efetiva e atendeu à expectativa e às necessidades dos clientes, uma versão 3.0 foi lançada com índices adicionais e também uma nova interface com o operador.
Constante evolução
O STQ Monitor seguiu em evolução. Em 2020, houve a necessidade do desenvolvimento do sistema também para perfuratrizes hidráulicas. Como elas não possuíam nenhum tipo de instrumentação, tanto os programas quanto os componentes de automação foram especificados.
Para o monitoramento remoto, já no final de 2021, foram lançados o STQ Remote para escavadeiras e o STQ Remote Web para perfuratrizes. Assim como o STQ Monitor possibilita o monitoramento e registro local, o STQ Remote também fornece uma interface apropriada para o monitoramento da frota. Esse, desenvolvido em plataforma de sistema supervisório (conexão direta das memórias do programa com as memórias dos controladores), possui robustez, confiabilidade, alta taxa de amostragem e resposta.
Já o STQ Remote Web possui interface simples, sem a necessidade de instalação de programas adicionais, já que opera em navegador de internet.
Os sistemas do STQ Monitor têm sido essenciais para análise produtiva de máquina e mina, ajudando na identificação de problemas de produção e esforços em sistemas elétricos e mecânicos que comprometem a saúde dos equipamentos.
Os sistemas atuais têm possibilitado a expansão para diferentes máquinas de mineração e o desenvolvimento de outras soluções, como a automação de perfuratriz, já em andamento em um projeto piloto com um cliente da Sotreq.
O STQ Monitor gera ganhos de segurança e menor custo por tonelada na frota Caterpillar, sendo mais um produto disponível no portfólio da Sotreq, que agrega valor às operações de seus clientes.