4 min | 17/08/2021 | Matéria
Através das leis de incentivo fiscal, empresa colaborou com 25 projetos em 2020 e 18 no primeiro semestre de 2021
Para a Sotreq, a responsabilidade social é um compromisso que ratifica a relação ética e transparente que estabelece com as partes interessadas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que atua e beneficiando o maior número de pessoas possível. Por isso, o apoio constante a causas sociais é uma marca da empresa, que colaborou através das leis de incentivos fiscais com nada menos do que 25 projetos em 2020. Só no primeiro semestre de 2021, 18 entidades foram beneficiadas.
“Através de leis de incentivo fiscal, buscamos fomentar ações voltadas para a promoção da cultura, educação, meio ambiente, pessoas com deficiência, direitos humanos e saúde. Por meio do apoio a estes projetos, reforçamos e colocamos em prática os nossos valores corporativos”, afirma Ellen Pereira, analista de Responsabilidade Social da Sotreq.
Entre alguns dos projetos sociais e culturais apoiados pela Sotreq em 2020 e 2021 está o Galeota Real – Exposição na Ilha Fiscal. Seu escopo consiste na construção de um novo espaço de exposição na área aberta à visitação na Ilha Fiscal, um importante acervo histórico e cultural do Rio de Janeiro.
Outro projeto cultural também desenvolvido no Rio de Janeiro é o Arte em Movimento, que em breve será lançado. A ação prevê a apresentação de forma lúdica de temas como meio ambiente e artes cênicas, através de uma galeria de arte itinerante pelas praças públicas do Rio.
Já o projeto Monstros em Rede possui o objetivo de promover hábitos saudáveis de interação segura e criativa com os dispositivos digitais e a internet, respondendo às necessidades que se tornaram tão latentes no uso diário das tecnologias na rotina de crianças e seus familiares.
Através do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Sotreq também apoia o Instituto Reciclar. O projeto Oficinas Criativas de Soluções é voltado para a capacitação profissional de jovens de comunidades do Jaguaré (SP) e contribui para a inserção dos participantes no mercado de trabalho.
Outra entidade que recebe apoio do Grupo Sotreq é o Hospital de Câncer de Pernambuco, em um projeto que proporciona o custeio de leitos de UTI para atendimento a pacientes idosos diagnosticados com Covid-19 na cidade de Recife.
O Grupo Sotreq também promove a inclusão social ao apoiar diversos projetos com recursos da Lei do Incentivo ao Esporte, como formação de atletas de alto rendimento no judô no Rio de Janeiro, basquete em cadeira de rodas para jovens e crianças em Piracicaba (SP) e natação paralímpica em Campinas (SP).
Projetos que contemplem a diretriz de apoio através das leis de incentivo fiscal podem ser cadastrados na plataforma disponível no site do Grupo Sotreq: http://gruposotreq.com.br/cadastro-de-projeto-com-incentivo-fiscal/
O projeto visa dar continuidade na cidade de São Paulo, em 2024, à Exposição Diálogo no Escuro, aberta na Unibes Cultural em Ago/2022 a 17/12/2023. O projeto é uma adaptação brasileira da exibição de sucesso internacional “Dialogue in the Dark” (Diálogo no Escuro), já visitada por mais de dez milhões de pessoas em alguns dos mais importantes museus e eventos de arte do mundo, em mais de 170 cidades, de 47 países. Para 2024, a Exposição, que se encontra montada, busca, com o apoio do Ministério da Cultura, manter sua operação por mais um ano, com o objetivo de sensibilizar uma parcela maior da população paulistana, através da arte e cultura, para questões relacionadas às Pessoas com Deficiência, de forma lúdica e imersiva.
Peço a gentileza de informar como devo proceder para envio de projetos incentivados. Além disso, gostaria de saber qdo posso enviar. grato,