Voluntários: engajamento e solidariedade que ajudam a vencer desafios sociais

3 min | 14/03/2022 | Matéria

Voluntários: engajamento e solidariedade que ajudam a vencer desafios sociais

Campanhas educacionais, de doação de sangue e medula óssea, bem como do Momento S em homenagem aos 80 anos Sotreq, foram algumas das ações do Programa de Voluntariado Sotreq em 2021 que beneficiou milhares de pessoas

Sempre que os problemas sociais se agravam, ou surgem situações inesperadas e urgentes, a solidariedade pode atenuar essas necessidades. Os voluntários fazem a diferença nesses e em vários outros momentos, possibilitando um processo de engajamento em que as pessoas começam a identificar seus espaços de contribuição, na busca de uma sociedade mais justa e responsável.

Em 2021 não foi diferente, até por conta do agravamento da crise social provocada pela pandemia. Muitas pessoas, empresas e entidades se solidarizaram com aqueles que ficaram em uma situação de vulnerabilidade, causada principalmente pelo desemprego ou queda na renda.

Os voluntários da Sotreq

Na Sotreq, o Programa de Voluntariado completou cinco anos em 2021, no 80º aniversário da empresa. Com o lema “Construindo com as próprias mãos”, o objetivo do programa é expandir e qualificar o trabalho voluntário, transformando necessidades sociais em oportunidades de participação solidária.

“Precisamos caminhar para um trabalho contínuo, compreendendo que o voluntariado se configura como uma ferramenta de inclusão social, fazendo a diferença e transformando realidades. A cada ano, a Sotreq vem aprimorando a prática do voluntariado e quem cresce junto com a gente e faz esse Programa acontecer são os nossos voluntários!”, diz Ellen Pereira, analista de Responsabilidade Social da Sotreq.

Conheça os principais indicadores do Programa de Voluntariado da Sotreq em 2021:

- 323 voluntários
- 346 doadores
- 12.794 beneficiados
- 83 instituições beneficiadas
- 1.076 horas de voluntariado

Foi um ano de comemorações para a Sotreq, mas também de grandes desafios. “Levar o nosso legado para diferentes instituições sociais e comunidades, através do voluntariado, fez ainda mais sentido. Acompanhar a evolução das ações e iniciativas, bem como o engajamento dos voluntários foi extremamente gratificante, principalmente através da atuação nas parcerias do Instituto Social Sotreq”, lembra Ellen.

Principais ações em 2021:

Março:

- Reestruturação do Comitê de Voluntariado: grupo de colaboradores voluntários responsáveis por gerenciar projetos.

Abril:

- Fundo Emergencial: Realização de mais uma edição, com o objetivo de apoiar as famílias em situação de insegurança alimentar, por conta da pandemia. Esta ação foi realizada em parceria com o Instituto Social Sotreq e o Instituto Phi.

- Dia Mundial do Livro: Incentivo para que os colaboradores pudessem indicar livros e cursos on-line gratuitos, fomentando a importância da educação.

- Campanha Educacional: Estímulo para que voluntários para realizassem ações educacionais diversas, através do voluntariado remoto ou presencial.

Agosto e setembro:

- Doação de Sangue: Incentivo para que colaboradores e seus familiares/amigos contribuíssem com os baixos estoques de sangue. Alcançamos uma média de 264 vidas beneficiadas.

- Doação de Medula Óssea: Em parceria com a ONG Davida Casa do Bom Samaritano foi realizada uma sensibilização sobre a importância desta doação.

Outubro, novembro e dezembro:

- Momento S: Em comemoração aos 80 anos da Sotreq, aconteceu mais uma edição desta campanha, em parceria com a ONG ARGILANDO, com ações de voluntariado que deram concretude ao legado Sotreq.

O Momento S, por meio da cocriação, realizou ações coletivas em que, através da solidariedade, foi possível contribuir com a mudança que queremos ver no mundo!

"Para a Argilando, é um orgulho trabalhar com a Sotreq em um programa que reflete o potencial do voluntariado empresarial para o país, refletindo, pelas mãos de voluntários e voluntárias, uma trajetória genuína de cidadania corporativa e uma atuação consistente em prol das demandas da sociedade e dos grupos mais vulneráveis", diz Pedro Marcondes, diretor-presidente da Argilando.

Valores pessoais e sociais

“Diante de tantas necessidades sociais latentes na sociedade, principalmente a partir da pandemia, caminhar na direção do olhar ao próximo se torna cada vez mais necessário. Todo este cenário nos convida também a repensar nos valores pessoais e sociais, criando oportunidades de ampliar o engajamento em prol do bem comum, afirma Raquel Marques, Gerente de Responsabilidade Social.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias