Topografia com tecnologia e as 4 vantagens para os projetos

8 min | 25/08/2022 | Matéria

Topografia com tecnologia e as 4 vantagens para os projetos

Do ganho de tempo à redução de custos. Conheça as vantagens da topografia com tecnologia nas diversas operações. Confira o artigo.

Que a topografia é a alma de um projeto construtivo, você provavelmente já sabe. Agora que a topografia com tecnologia pode ser o investimento que faltava para projetos de execução mais rápida, assertiva e sem desperdícios, isso aí pode ser novidade.

Acompanhe a leitura do artigo para entender mais o assunto e ouça com mais detalhes no episódio 6 do podcast Sotreq na Escuta, que abordou o tema em uma conversa com Jocélio Oliveira, consultor comercial da SITECH Brasil. Vamos lá?

Topografia com tecnologia: a tendência que veio para ficar

A presença da tecnologia na construção civil veio, certamente, para trazer ganhos aos construtores, operadores e clientes. E um desses ganhos se traduz na topografia com tecnologia.

"Sabemos que a topografia é a alma da obra. Não se pode construir um projeto determinado sem antes fazer a parte topográfica, que é a parte inicial, sobretudo da superfície do solo", explica Jocélio Oliveira, consultor da SITECH Brasil.

E ele traça um paralelo entre a topografia convencional, que ainda é amplamente executada, com a topografia com tecnologia. No método convencional, havia o topógrafo e um auxiliar com o equipamento e isso exigia um certo período de tempo para fazer o levantamento topográfico.

"Ainda que a topografia convencional persista, hoje temos várias formas de fazer esse trabalho, como os sistemas voltados para a topografia 3D e fotogrametria - que é feita por drones. Estas são formas mais rápidas de fazer o levantamento de uma determinada área com melhor precisão", afirma Oliveira.

Você pode se interessar pelo episódio:

- Tecnologia na Construção: como aumentar a produtividade

Os ganhos para a obra com o uso da tecnologia na construção civil

Você já deve ter percebido que vale a pena investir em tecnologia na construção. Vamos ater aqui à parte topográfica do projeto.
É claro que, tanto no modo convencional quanto no modo com tecnologia, é possível gerar o 3D da área analisada. Porém, a primeira vantagem vem na forma da economia de tempo.

"Na demanda convencional, você tem uma demanda de tempo maior e uma necessidade de mão de obra a mais. Já na topografia com tecnologia, você consegue gerar a topografia de uma área extensa com apenas um drone de forma simples e rápida", diz Oliveira.

E tem mais: a maior dificuldade era fazer o levantamento topográfico com uma boa acurácia em pouco tempo. Hoje isso já é possível com a topografia com o uso de tecnologia.

A segunda vantagem vem na forma de valorização de material. Com a topografia é parte essencial de uma obra do início ao fim, é ela que vai dizer se tudo caminha em conformidade com o projeto

Uma terceira vantagem existe ao optar pela topografia com tecnologia: ela ajuda a evitar os retrabalhos. "As medições ficam mais precisas com o uso da tecnologia atual. A velocidade no levantamento topográfico de uma forma rápida e eficaz implica numa melhor precisão, logo o risco de retrabalho diminui, já que o retrabalho resulta em um gasto além do que estava programado", conta.
A quarta vantagem assume a forma de custo benefício. Mesmo que seja necessário fazer um investimento em estações tecnológicas, que suportem um novo formato de medição, a médio e longo prazo, o retorno financeiro é certeiro.
"Em comparação com a topografia convencional, há menos mão de obra, mais valorização de material e a rentabilização do projeto, com mais desempenho", explica.

Leia também:Acelere sua obra de pavimentação com a escolha certa de equipamentos e tecnologias

A tecnologia na construção tem nome: SITECH Brasil

Há 11 anos no Brasil atuando no ramo da tecnologia 3D, a SITECH Brasil trabalha no desenvolvimento da construção civil no país com a ideia de gerar, transformar e revolucionar a construção e o construtor.
"A tecnologia não veio para substituir conhecimento e sim para transformar a forma de construir", diz Oliveira.
A Sitech Brasil acredita que a maior vantagem é a satisfação do cliente final em enxergar a importância da tecnologia no seu dia dia e em ver uma obra finalizada com qualidade fazendo uso das tecnologias disponíveis.

Sotreq na Escuta e as tecnologias na construção civil

O episódio "Entendendo os diversos níveis de automação - da topografia à entrega da obra acabada" é o sexto e último da temporada dedicada à SITECH Brasil, que contou tudo sobre as melhores soluções em tecnologia para os mais variados segmentos.

Tem dúvidas sobre o assunto? Ouça um episódio inteiro sobre isso. É só clicar abaixo:

Sotreq na Escuta: ouça onde quiser!

Apple Podcasts Logo Google Podcasts Logo Overcast Logo Pocket Casts Logo RadioPublic Logo Spotify Logo

Compartilhe
PODCAST

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias