Cat® comemora produção de 80 mil motoniveladoras no Brasil

3 min | 22/02/2022 | Matéria

Cat® comemora produção de 80 mil motoniveladoras no Brasil

Equipamento fabricado desde 1960 no país é revendido pela Sotreq

A Caterpillar iniciou a produção de máquinas pesadas no Brasil em 1960 e seu primeiro equipamento manufaturado no país foi uma motoniveladora. Sessenta e um anos depois, a empresa chegou à expressiva marca de 80 mil motoniveladoras produzidas no Brasil.

A fábrica da Caterpillar localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, produz atualmente diversos modelos desse equipamento. “As motoniveladoras possuem várias aplicações. Podem ser utilizadas em manutenção de vias, preparação de local, nivelamento, espalhamento de material, abertura de estradas e coberturas de valas. Além disso, também são muito utilizadas na mineração, tanto em céu aberto como em operações subterrâneas”, conta Caio Quintanilha, Consultor de Produto para Tratores de Esteiras e Motoniveladoras da Sotreq.

No Brasil, explica Quintanilha, essas máquinas são muito utilizadas no preparo do solo para a cana de açúcar, nivelamento em curvas de nível, assim como na limpeza e manutenção das vias de acesso. Toda essa versatilidade das motoniveladores atende às necessidades de clientes do mundo inteiro. “As motoniveladoras fabricadas no Brasil são exportadas para muitos países. Os Estados Unidos e a Austrália são os principais importadores dessas máquinas brasileiras”, afirma Quintanilha.

Tecnologia

As motoniveladoras Cat possuem recursos tecnológicos que garantem mais produtividade e conforto. Essa evolução começou nos anos 80, com a troca dos modelos totalmente mecânicos para os hidráulicos. Na década de 1990, a maior novidade ficou por conta dos motores e controles eletrônicos.

Mas um dos maiores avanços foi a troca do volante de direção e das alavancas por joysticks que podem reduzir em até 78% os movimentos de operação. “Todas as motoniveladoras equipadas com joystick comercializadas pela Sotreq possuem como padrão um pacote de tecnologias embarcadas que auxiliam a operação, aumentando a performance da máquina e oferecendo maior conforto para o operador. Isso evita retrabalhos e garante confiabilidade e rapidez na entrega do trabalho a ser executado”, destaca Caio Quintanilha.

Algumas dessas tecnologias são opcionais em motoniveladoras de alavancas e o cliente pode optar para que já venham instaladas diretamente de fábrica. É o caso da Cross Slope (2D), sistema que permite o controle automático da inclinação da lâmina da motoniveladora. Com interface amigável e intuitiva, o computador embarcado na cabine orienta o operador de maneira numérica e gráfica.

“Também é importante ressaltar que todas as motoniveladoras de joystick já estão pré-preparadas para instalação de sistema 3D comercializado pela Sitech”, completa Caio Quintanilha.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias