6 min | 07/05/2024 | Matéria
Mais Que Máquinas: a websérie da Cat sobre pessoas reais que transformam o mundo
A websérie "Mais que Máquinas" apresenta histórias inspiradoras de pessoas comuns que estão fazendo coisas extraordinárias no mundo da construção civil.
A Caterpillar, fabricante líder mundial de maquinário pesado para construção e mineração, criou a websérie Mais Que Máquinas, projetada em parceria com clientes globais para envolver e inspirar seu público.
Com quatro episódios já no ar e um quinto a caminho, a websérie explora os desafios enfrentados por empresas de pequeno porte que realizam tarefas pouco convencionais, enquanto participam da construção de um mundo melhor.
Neste artigo, vamos mergulhar nas histórias de pessoas simples e batalhadoras que alcançaram resultados surpreendentes em regiões desafiadoras, utilizando todo o potencial dos produtos Cat para o bem comum. Aproveite!
Nos bastidores de “Mais Que Máquinas”
Jeferson Agostinelli, o Fala Tchê, na produção de Mais Que Máquinas
Todos os temas dos episódios foram definidos em colaboração com os revendedores locais da Caterpillar, sempre focando em trabalhos diferentes do usual. A produção conta com uma equipe enxuta, o que a torna desafiadora, mas, ao mesmo tempo, flexível para explorar histórias interessantes e autênticas.
A apresentação ficou por conta de Jeferson Agostinelli, mais conhecido como Fala Tchê, um influenciador digital do setor que traz uma história interessante de como começou sua jornada em contato com as máquinas.
A família de sua esposa é da área de mineração de areia para construção civil, fato que o expôs a esse universo. Sua crescente exposição nas redes sociais passou a encantar cada vez mais entusiastas dos maquinários pesados e processos de construção, levando-o a estabelecer contatos e parcerias com empresas do segmento.
Todo o conhecimento do Fala Tchê, unido ao seu carisma incomparável, torna a experiência da websérie completamente imersiva e informativa. Além disso, o influenciador auxilia na divulgação do projeto, mantendo o público ansioso pelo próximo episódio e engajado nos eventos relacionados à série
Primeiros episódios: uma imersão na Patagônia Chilena
Trabalhadores da Patagônia Chilena utilizando maquinário Cat
No primeiro episódio, dividido em duas partes, a equipe chega à região entre Magalhães e a Antártica Chilena, localizada no encontro dos oceanos Atlântico e Pacífico.
Com distâncias enormes, relevo variado, muitos rios e lagos e um clima desafiador, a região apresenta muitos caminhos pouco convencionais, que só podem ser utilizados na maré baixa. Apesar da natureza hostil, a economia local é dinâmica, com uma crescente rede viária que sempre necessita de manutenção de pontes e contenção de encostas.
Fala Tchê encontrou trabalhadores que enfrentavam o desafio de melhorar a principal rampa das embarcações de Puerto Natales, na Patagônia Chilena. Lá, a inclinação e a maré foram grandes dificuldades, exigindo cuidado para não deixar entulho cair no mar.
Na segunda parte do episódio, a obra em destaque é a ponte sobre o Rio Caleta, em uma estrada de difícil acesso. O objetivo principal é abrir caminhos que devem melhorar a vida das pessoas ao tornar as estradas e as conexões na região mais acessíveis.
A obra enfrenta imprevistos comuns em locais remotos, mas a população local vê esse trabalho como uma grande evolução em suas vidas, destacando a importância das melhorias nas estradas e pontes para a comunidade.
Voltando ao Brasil: geração de energia limpa no Nordeste
Trabalhadores da empresa Zeta na geração de energia limpa
O segundo episódio da websérie mostra a importância da energia solar e como o Brasil está se tornando um dos maiores produtores de energia limpa do mundo.
Nele, Fala Tchê conversa com trabalhadores da empresa Zeta, no Recife, para destacar o impacto positivo dos empreendimentos de geração de energia limpa, como o aumento dos empregos, movimentação da economia local e promoção do desenvolvimento sustentável.
O trabalho é realizado junto a uma usina de bioenergia paraibana, em Vitória de Santo Antão, onde eles utilizam maquinário de ponta da Caterpillar para a instalação de paineis solares que podem gerar energia para mais de 700 residências.
A tecnologia como aliada da construção civil
No terceiro episódio, a equipe de "Mais que Máquinas" visita Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, o maior polo cerâmico da América Latina e o segundo maior do mundo.
Eles conhecem a história de Zé Carlos Vitte, um empresário local que enfrentou desafios no ramo de cerâmica até adquirir suas terras e revolucionar a construção civil com a tecnologia.
A equipe visitou um empreendimento onde máquinas trabalham de forma integrada e precisa, seguindo projetos com margens mínimas de erro. O trabalho destaca a importância da tecnologia na construção civil, garantindo qualidade e precisão nos projetos.
Reciclagem na Grande São Paulo
Demolição sustentável promovida pela empresa R3ciclo
No último episódio disponível até o momento, acompanhamos o trabalho da empresa R3ciclo, que realiza demolições com foco na reciclagem e reaproveitamento de materiais na maior capital brasileira, transformando o conceito de demolição em algo mais sustentável.
Nele, Fala Tchê acompanha a demolição de um viaduto e de uma passarela, onde o concreto é separado do aço de forma eficiente, garantindo a reciclagem de 100% do aço e a reutilização do concreto como matéria-prima em novas obras.
O trabalho destaca a importância da reciclagem na construção civil, que representa cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos, e a necessidade de maior investimento em tecnologias que contribuem para um futuro mais sustentável.
Como acompanhar a websérie Mais Que Máquinas
Todos os episódios da websérie estarão disponíveis na página Mais Que Máquinas, no site da Caterpillar. Lá você pode acessá-los onde e quando quiser, para acompanhar uma aventura ímpar na estrada, em busca de casos reais.
Ao longo da trajetória, é possível conferir depoimentos marcantes de pessoas que utilizam as máquinas para influenciar positivamente a vida da população. Isso faz com que a websérie não se trate das vantagens das máquinas, mas das conexões humanas e esforços contínuos para garantir um futuro melhor.
Além disso, a produção já está legendando todos os episódios em português, inglês e espanhol, para que um número cada vez maior de pessoas possam se inspirar nos relatos e se tornarem parte dessa revolução.
Quer conferir a websérie na íntegra? Acesse a página Mais Que Máquinas e prepare-se para se surpreender com os relatos incríveis de pessoas reais em tarefas desafiadoras!