4 min | 22/12/2023 | Matéria
Parceria público-privada com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, recebe apoio da Sotreq Florestal e outras empresas para desenvolver ciência e tecnologia
Fundada em 1974, a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) nasceu para dar suporte ao desenvolvimento de pesquisa e qualificação profissional para o mercado brasileiro — seja no campo científico, econômico ou socioambiental.
Com o respaldo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, e o apoio de empresas do setor, como a Sotreq Florestal, a instituição está muito perto de completar 50 anos de atuação e se consolida como uma das principais parcerias público-privadas de sucesso no país.
De acordo com o engenheiro florestal e coordenador operacional do Grupo Temático (GT) Colheita e Logística Florestal Nicolas Afonso Matos, ao longo de 49 anos, a SIF se tornou sinônimo de inovação, profissionalismo, proatividade, integridade e transparência.
“Construímos um ambiente de trocas e debates capaz de fomentar o desenvolvimento do setor florestal de forma completa, incluindo as mais diversas áreas, como indústrias de celulose e papel, fábricas de painéis de madeira, siderúrgicas a carvão vegetal e grupos de investimentos florestais”, explica o engenheiro.
Além do GT coordenado por Nicolas, existem mais sete temas prioritários em discussão dentro da SIF: Bambu, Carvão Vegetal Sustentável, Ferroligas, Propagação, Qualidade, Restauração e Sociedade. Todos contam com representantes de mais de 50 empresas do setor florestal.
O foco principal dos grupos é identificar pontos sensíveis na cadeia produtiva e buscar formas de mitigar impactos e promover melhorias. “Por meio de reuniões técnicas, meetings, benchmarkings e projetos cooperativos fomentamos a inovação”, completa Matos.
Um dos pontos mais importantes é que todo conhecimento produzido pela SIF é compartilhado, de forma gratuita, por canais de comunicação científica como a Revista Árvore, o Jornal SIF e boletins técnicos.
“Nestes quase 50 anos, tivemos o privilégio de liderar e transmitir importantes transformações ao setor florestal brasileiro a partir do desenvolvimento de pesquisas e da formação e qualificação profissional. Ao lado da UFV, formamos profissionais que hoje lideram as principais empresas florestais do mundo”, afirma o coordenador.
Para Thales Viana, consultor de desenvolvimento de mercado da Sotreq Florestal, “tem sido muito importante para a Sotreq Florestal estar inserida neste ambiente de debate, colaboração e inovação com alguns dos nossos mais importantes e influentes clientes florestais. Além de nos anteciparmos às demandas do mercado, aprofundamos o entendimento dos desafios em toda cadeia produtiva e elevamos a assertividade de nossas estratégias em implementação. Novas parcerias com o SIF, e diretamente com a Universidade de Viçosa, têm sido também trabalhadas e estão em plena evolução para implementação”.