4 min | 05/04/2023 | Matéria
Como o Sotreq Retiraqui é peça-chave na logística eficiente da Sotreq
Uma logística eficiente é essencial para o sucesso de uma empresa que trabalha com entregas de produtos aos clientes. Isso porque uma boa gestão logística consegue garantir a rapidez e a praticidade na entrega, além de reduzir custos e evitar problemas como atrasos e extravios de mercadorias. Por isso, investir em uma logística de qualidade pode ser um grande diferencial competitivo no mercado atual.
Quando a logística é eficiente, todo mundo ganha, o cliente sai satisfeito. Disso, nasceu o Sotreq Retiraqui, que faz com que o cliente ganhe muito mais autonomia em pedido e retirada de produtos.
O processo de logística de uma empresa é determinante para que a experiência do cliente seja positiva e ele compre novamente. Com base nessa informação, buscando sempre facilidade e automatização, a Sotreq implementou um novo formato de atuação na logística de transportes para peças.
O início da mudança veio com a implantação de um sistema de gerenciamento de transportes (TMS), que garante toda a governança e compliance do processo, além da automatização, facilitando assim a interface com as transportadoras, bem como todo o controle de transportes em uma única ferramenta.
Além disso, a área de Soluções e Logística controla todos os fretes inbound - que abastecem os estoques das filiais - provendo embarque, despachos, controle e apoio para os centros de distribuições de peças no descarregamento de todo o processo; também faz o controle dos requisitos de segurança da transportadora de acordo com as regras de SQMS (Supplier Quality Management System) do Grupo Sotreq, bem como otimiza processos de transportes quando necessário.
A área também desenvolve soluções Last Mile, que é a etapa final de entrega de um produto/serviço ao cliente, que traz a possibilidade de entregas rápidas - praticidade nas entregas -, dependendo da região, com serviços de motoboys, de aplicativo, além de entregas mais customizadas, a depender da necessidade do cliente.
Na grande São Paulo, a área desenvolveu soluções de pontos de retirada de peças, com o abastecimento e distribuição feitos na madrugada, possibilitando que o cliente faça a retirada do pedido na transportadora logo no início da manhã, no ponto de retirada mais próximo, sem grandes deslocamentos.
A solução mais recente é o Retiraqui. Trata-se de um serviço de locker, como é chamado o autosserviço de armários para guarda/armazenamento de itens, cuja proposta é oferecer inovação e flexibilidade para nossos clientes, com atendimento 24 horas por dia, sete dias da semana.
Assim, o cliente tem autonomia para utilizar o autosserviço na data e horário que desejar, evitando filas e tornando o atendimento customizado.
O conceito de armários inteligentes é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa e chegou ao Brasil em 2018. A Sotreq é a primeira empresa do setor a adotá-lo no país. Essa solução é mais uma opção de distribuição de peças entre diversas iniciativas desenvolvidas nos últimos anos, como estratégia para oferecer praticidade na entrega.
Por enquanto, os canais de venda com opção de entrega pelo Retiraqui são balcão e Sotreq+.
O projeto inicial permite pedidos com produtos que pesem até 25 kg, com dimensões variadas. Para a região de Sumaré (SP), isso representa 75% do perfil de compra dos clientes da Sotreq.
O Sotreq Retiraqui é abastecido duas vezes por dia e o pedido ficará à disposição do cliente por até três dias, inclusive aos finais de semana.
Ao chegar no Sotreq Retiraqui, o cliente deve proceder da seguinte forma:
• Estar com seu QR Code em mãos;
• Clicar em “retirar; encomenda”;
• Escanear o QR Code;
• Retirar sua encomenda.