6 min | 09/01/2023 | Matéria
A manutenção no campo e os equipamentos da produção agrícola
O agro é essencial para a economia e os trabalhos são ininterruptos nos campos. Para manter a performance e disponibilidade dos equipamentos sempre em alta, confira as 3 dicas que trouxemos para a sua produção agrícola não parar!
Leia também: 3 tendências do agronegócio que prometem melhorar o trabalho do agricultor
As aplicações agrícolas têm uma particularidade: uma janela de plantio e/ou de pulverização determinadas. Então não ter um trator ou uma pulverizadora disponível nesse período impacta em toda a produção agrícola.
A manutenção regular no campo é essencial para manter os equipamentos ativos e desempenhando em ótimas condições. Confira as dicas que separamos para você.
Um erro comum na manutenção no campo, que causa parada em campo ou até mesmo uma baixa performance do equipamento, é o uso de peças não genuínas. Ocorrem situações também em que o item genuíno selecionado não estava de acordo com as especificações do fabricante.
Quando há mão de obra especializada em todo o processo de reparação - priorizando sempre as peças genuínas nos equipamentos de produção agrícola - isso traz um diferencial muito forte na performance do equipamento e, consequentemente, na produtividade.
Você também pode se interessar por:
Como ampliar a eficiência de equipamentos e máquinas agrícolas com a MD Power?
O período recomendado para a troca dos fluidos é algo muito importante. Então quando a gente fala de óleo lubrificante e de líquido de arrefecimento - ambos são componentes-chave para a durabilidade do motor. Tenha um plano de manutenção e se atenha a ele.
Quando a vida do óleo lubrificante se estende além do período devido, ocorrem problemas nas partes móveis do interior do motor, causando quebras.
O mesmo cenário se repete quando o líquido de arrefecimento supera o seu ciclo de vida: ele deixa de proteger contra a corrosão, contra a cavitação e isso gera problemas dentro do circuito que vão provocar um superaquecimento ou algum outro dano mais crítico ao motor.
Outro ponto bem específico para a produção agrícola é o período entressafra, que resulta em inatividade em alguns períodos do ano, para algumas culturas e alguns equipamentos.
Máquinas inativas acabam sendo uma fonte de armazenamento de combustível e, quando esse combustível fica armazenado ou parado por longos períodos - dependendo da variação de temperatura e exposição à luminosidade - o biodiesel começa a degradar, a perder qualidade.
A partir disso, forma-se uma borra que pode causar o entupimento de bicos injetores, filtros e, em casos mais graves, até provocar o travamento da bomba injetora e o equipamento para de funcionar.
Ouça o nosso podcast: Como fazer uma boa gestão de ativos no agronegócio
Sabemos que a produção agrícola não pode parar! Então as boas práticas na manutenção no campo são essenciais para manter o equipamento funcionando.
Existem algumas etapas básicas que devem ser tomadas para manter o equipamento e evitar que ele se quebre. Isso inclui limpar e lubrificar regularmente as peças móveis, verificar se há danos ou desgaste e garantir que todos os fluidos estejam nos níveis corretos.
Práticas recomendadas: além do básico, existem algumas práticas recomendadas que ajudarão a prolongar a vida útil do seu equipamento. Uma delas é investir em produtos de boa qualidade — isso inclui ferramentas e peças de reposição.
Outra é criar um cronograma de manutenção e cumpri-lo; isso ajudará a garantir que pequenos problemas não se transformem em grandes.
Por fim, certifique-se de treinar qualquer pessoa que operará o equipamento sobre como usá-lo e cuidar adequadamente dele.
Seguindo essas dicas, você pode manter sua produção agrícola funcionando sem problemas e evitar reparos dispendiosos ou tempo de inatividade.