3 min | 28/07/2022 | Matéria
A agricultura e seu papel no desenvolvimento econômico do país
3 tendências do agronegócio que prometem melhorar a produção agrícola
Todo produtor, do micro ao macro, pensa em maneiras viáveis de aumentar a produtividade das suas lavouras. É um trabalho que requer visão estratégica, todo tempo voltada para o negócio - e não apenas para o clima.
É nesse pensar e agir, que as inovações trazidas pelas tendências do agronegócio vão firmar raízes, tornando o trabalho do agricultor mais eficiente. Então se prepare desde já para incorporar e adaptar o que for mais interessante para a sua realidade.
A demanda por uma boa produção em termos de qualidade e quantidade se apoia nas inovações tecnológicas voltadas para o agro para se tornarem uma realidade. A transformação digital é uma das principais tendências do agronegócio.
Lançar mão de equipamentos automatizados e conectados a sistemas inteligentes - Internet das Coisas (IoT), Maiores Dados (Big Data) e Inteligência Artificial - simplificam a gestão agrícola com a vantagem de fazer tudo remotamente, utilizando computadores e até dispositivos móveis, como o celular. Tais facilidades só são possíveis por causa dessas grandes inovações na agricultura.
Entram aqui os sensores de clima, solo e de desempenho dos equipamentos, que coletam e analisam dados importantes para a plantação. E também os softwares de gestão, com sistemas, programas e aplicativos para as mais variadas necessidades, dentre elas:
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR: Soluções tecnológicas inteligentes são aliadas da produtividade nas operações
Tanta transformação em ciência e tecnologia, voltada para um cultivo mais eficiente, culmina em uma das tendências do agronegócio que veio para ficar: a sustentabilidade da produção agrícola.
A projeção para os próximos anos, senão décadas, é conseguir equilibrar a produtividade e a lucratividade de forma que haja menos impacto ambiental. Não à toa os equipamentos e máquinas contam com sistemas inteligentes que vem justamente para otimizar o trabalho no campo:
OUÇA ESTE CONTEÚDO RELACIONADO: Agronegócio e tecnologia
A rede 5G não é exatamente uma das tendências do agronegócio, porém a existência desse tipo de rede - e consequentemente o seu uso - pode trazer benefícios para a produção no campo.
Esta rede de internet proporciona uma conexão mais segura e veloz em torno de 25% a mais nas áreas rurais, de acordo com as estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
Na prática, isso significa que toda aquela tecnologia citada anteriormente - os drones, programas, sensores, entre outros - vai ser potencializada, já que a cobertura vai ser maior.
O trabalho do agricultor é essencial para o desenvolvimento do país. E para celebrar a importância dele para a economia e para a sociedade, foi estabelecida uma data para marcar a comemoração: 28 de julho (Decreto de Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek)
Isso porque as atividades do setor geram uma diversidade imensa de produtos essenciais à comunidade e os insumos primários para a indústria, comércio, sem falar nos empregos gerados direta e indiretamente, inclusive em outras áreas.