Gás natural e biogás: o que você precisa saber sobre cogeração de energia

3 min | 29/07/2022 | Matéria

Gás natural e biogás: o que você precisa saber sobre cogeração de energia

​A cogeração é uma solução para garantir energia elétrica e térmica.

Optar pelo gás natural e biogás como combustíveis nos grupos geradores é a certeza de usufruir de uma energia mais limpa e com mais economia.

Quer entender mais sobre o assunto? É só ler o artigo até o fim e ouvir o podcast que trata exclusivamente sobre o tema.

LEIA TAMBÉM: Qual a capacidade do gerador devo escolher?

O potencial do gás natural e biogás

No Brasil, o potencial é alto quando falamos em gás natural e biogás como combustíveis. Primeiro que o uso de gás tem tido uma crescente na indústria siderúrgica, de papel e celulose e também na mineração.
E o biogás não fica atrás no espectro do mercado energético. Principalmente quando se fala na produção, pois tudo caminha para um cenário favorável à expansão. Por isso, a cogeração é uma opção viável para gerar energia com mais economia.
O mercado energético tem passado por mudanças. Uma das mais marcantes, que afeta diretamente a viabilidade de grupos geradores, é o aumento do custo do combustível para gerar energia.
Focando no gás natural, o custo sofreu uma escalada acentuada quando olhamos para os números dos últimos anos. Contudo, ele não deixa de ser um combustível de transição no país e representa uma oportunidade para estabelecer uma matriz energética mais limpa.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: Quais os benefícios de ter um grupo gerador de energia no meu negócio?

Energia limpa, segura e confiável

Usar gás natural e biogás, juntos ou separados, como fonte de energia não deixa a desejar em termos de segurança e confiabilidade nos grupos geradores.
Uma planta a gás, por exemplo, é operada na base e conta com uma alta disponibilidade, acima dos 90%. Este é um dado essencial, sobretudo quando pensamos nas atividades de nível crítico, que devem estar em plena operação ininterruptamente.
Além da questão da disponibilidade ser importante, ter gás natural e biogás como combustíveis oficiais na cogeração, tem como resultado uma energia confiável e mais econômica para as operações.
As oportunidades no mercado energético são grandes tendo em mente estes fatores. Em especial por causa das crises hídricas, que têm flertado com consequências nada convenientes, como racionamento de energia e apagões.
No mundo ideal, a geração de energia seria limpa em sua totalidade. Porém, como infelizmente isso não é possível, a decisão mais acertada é ter fontes de energia combinadas, para não comprometer as atividades nos diversos segmentos. Chamamos isso de segurança energética, uma prioridade a ser levada a sério.

O assunto energia abastece negócios e conversas

As oportunidades de negócios em torno dos combustíveis gás natural e biogás para grupos geradores são otimistas, ainda mais quando se tem uma parceria sólida e confiável como a Sotreq, que comercializa, assessora o uso e ainda dá total suporte aos equipamentos.
Pensando em explicar, com mínimos detalhes, a cogeração utilizando estas duas fontes, o Sotreq na Escuta tem dois episódios dedicados exclusivamente ao assunto, que fazem parte da quarta temporada, sobre energia.
A conversa é liderada por especialistas da área de energia da Sotreq, com informações valiosas sobre o mercado energético, sobre a cogeração e ainda fala das soluções disponíveis e diferenciadas em grupos geradores.
Para ouvir ao primeiro episódio da temporada de Energia, é só dar play abaixo ou procurar por Sotreq na Escuta no seu tocador preferido!

Compartilhe
PODCAST

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias