5 min | 28/09/2020 | Matéria
Trading do Grupo Sotreq é especialista em diminuir problemas e facilitar a vida dos clientes
O medo de importar pode e deve ser superado com a ajuda de uma empresa especializada neste tipo de transação. A Soimpex, trading do Grupo Sotreq com vasta experiência no mercado garante que é possível, sim, importar equipamentos com agilidade e com preços reduzidos. Neste momento em que as empresas buscam novas oportunidades de negócios, parte da solução pode estar lá fora e o trabalho de quem tem o know-how para trilhar este caminho faz toda a diferença.
Os principais tópicos para que o importador seja bem-sucedido nessa empreitada foram mostrados por Valeska Vasconcellos, gerente da Soimpex, no recente webinar “Como importar equipamentos com custos reduzidos”. Ela destaca o papel fundamental da trading neste processo, que pode ficar complicado se o importador decidir fazer tudo por conta própria.
“A trading vai fazer todo esse planejamento junto com o cliente e fazer com que a mercadoria chegue com um custo reduzido. Vai centralizar as informações com todos os agentes, como a Secex, o despachante aduaneiro, o Ibama, entre outros. Enfim, com todos os setores responsáveis que interferem no comércio exterior, para facilitar a vida do importador”, explica Valeska.
As três etapas apontadas pela gerente para importar os equipamentos com agilidade e economia são:
1º - Identificar as oportunidades internacionais. A trading ajuda nessa busca. O cliente tem a demanda pelo equipamento e a Soimpex, com sua rede de contato em todo o mundo, faz uma busca ativa desta oportunidade com os diversos fornecedores.
2º - Verificar os cuidados necessários. Para identificar o produto, saber se está dentro do esperado, se tem licenças e certificações prévias que permitam a importação, bem como verificar proibições e restrições. Aqui se verifica também se o importador está habilitado no RADAR (série de documentos exigidos pela Receita Federal).
3º - Elaborar análise de viabilidade de importação. Inclui o planejamento logístico, de como vai chegar no Brasil; o planejamento aduaneiro, que inclui legislação aduaneira, classificação fiscal, documentação e modalidades de importação (direta e indireta); e o planejamento tributário, para saber sobre os impostos que incidem, inclusive quais são os benefícios fiscais.
Os benefícios fiscais foram os tópicos que mais despertaram atenção dos que acompanharam o webinar, e que integram o planejamento tributário no processo de importação. A gerente da Soimpex explicou como funciona o Fundap, o programa de incentivo fiscal do governo do Espírito Santo, estado onde está a sede da trading.
O uso do Fundap é também uma das especialidades da Soimpex no desembaraço com as importações. É o programa mais antigo e mais usado pela trading para ajudar o importador a economizar, já que melhora o fluxo de caixa, entre outros benefícios. Há também o Compete e o Invest, que podem ser usados, dependendo de cada situação.
Valeska ressalta que a forma de trazer uma mercadoria para o país de forma rápida e segura é realmente fazendo um planejamento. “Muita gente tem medo de importar porque acha que não vai dar conta de tanta informação. E realmente é muita informação, mas a gente está aqui para isso, para simplificar. É uma centralização de gestão e de informação”, explica.
A gerente orienta para que o importador dê preferência a uma empresa especializada, que vai customizar o projeto e fazer uma centralização da gestão do processo. “Você vai terceirizar a importação e se preocupar com o seu negócio principal. A legislação muda demais, então a gente tem de estar sempre atualizando. E tem a questão da logística integrada, do follow-up, da redução das despesas. Tudo isso com a segurança e a confiabilidade da Sotreq”, finaliza Valeska.