4 min | 08/08/2021 | Matéria
Empresa está entre os 40% que alcançaram índice menor ou igual a 1
A Sotreq está entre os dealers da Caterpillar nas Américas com a menor taxa de acidentes. O RIF, indicador americano que mede o desempenho nesta área, ficou menor do que 1 em 2020. Ou seja, a meta estabelecida pela Caterpillar foi atingida por 40% dos revendedores, incluindo a Sotreq.
O desempenho foi reconhecido por Philip G. Kelliher, vice-presidente da Caterpillar Inc., responsável pela Americas Distribution, Service & Marketing. Em e-mail a todos os CEO, gestores de segurança e líderes de Recursos Humanos dos dealers das Américas, ele destacou os índices alcançados em 2020.
Entre os líderes que receberam o e-mail está Adílio Ornelas, coordenador de SQMS (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Sotreq. “Essa é uma conquista de todos nós e ver esse esforço sendo reconhecido pela alta gestão da Caterpillar é inspirador. Tenho certeza de que estamos promovendo a melhoria contínua dos nossos processos para estabelecermos, de forma sólida, essa cultura de segurança dentro do grupo Sotreq”, diz Adílio.
O coordenador de SQMS explica que a avaliação dos dealers da Caterpillar é feita por meio do Recordable Injury Frequency, o RIF. É o indicador que calcula a taxa de acidentes a cada 200 mil horas trabalhadas. “O RIF é medido mensalmente pela Caterpillar. A área de SQMS, juntamente com o SESMT, possui planos de ação locais e corporativos para tratar os riscos e promover o desenvolvimento da cultura de segurança”, afirma Adílio.
Quanto menor o RIF, maior a segurança e menor o número de acidentes. O resultado entre as concessionárias em 2020 mostra que a maioria está dentro da meta estabelecida pela Caterpillar:
RIF de 1,0 ou menos - 40%
RIF de 1,0 a 1,5 - 35%
RIF de 1,5 a 2,0 - 15%
RIF de 2,0 ou acima - 10%
“Este resultado só é possível devido ao empenho de cada colaborador e, principalmente, do time SESMT, que atua nas pontas com suporte da área de SQMS”, ressalta Adílio. Para manter o RIF neste patamar, explica ele, os desafios são constantes na empresa.
“Os desafios estão ligados à identificação e mitigação dos riscos, associados às atividades realizadas pela Sotreq. Por exemplo: prensamento de mãos e dedos, risco de queda, trabalho em altura etc. Além disso, é um grande desafio desenvolver a ‘cultura de Segurança’ dos colaboradores, de forma que estes percebam os riscos à sua volta e cumpram os procedimentos de segurança”, explica.
A meta do RIF igual ou menor que 1 foi estabelecida pela Caterpillar em 2016, como um importante desafio para os revendedores até 2018. É a primeira vez, no entanto, que a direção da Caterpillar envia o comunicado ressaltando os resultados já conquistados pelos dealers.
“Eu queria reconhecer que em 2020 os revendedores conseguiram um RIF de revendedor nas Américas de 1,1. Esta é uma conquista considerável devido ao seu foco diligente na segurança dos funcionários”, escreveu o vice-presidente, que ressaltou o fato de apenas 10% dos revendedores permanecerem com o RIF acima de 2,0.
Philip Kelliher encerra o e-mail confiante na manutenção e ampliação da meta estabelecida. “Obrigado por sua dedicação e foco neste esforço e vamos ver ainda mais revendedores alcançando RIF 1.0 este ano”, finaliza.