4 min | 10/07/2021 | Matéria
Alta disponibilidade mecânica e suporte ao produto eficiente atraem clientes
Alugar um equipamento para as operações no segmento florestal é um ótimo negócio, assim como já está comprovado em outros setores da economia, como na construção e no agro. Contar com a alta disponibilidade mecânica é uma das grandes vantagens ao cliente, que também terá à sua disposição uma performance de acordo com a sua necessidade, entre outros.
“Ao alugar um equipamento, o cliente pode direcionar o recurso que investiria na máquina em outro segmento mais estratégico do negócio dele, como a estrutura industrial, o plantio etc.”, afirma Pedro Sá, consultor corporativo de vendas de aluguel da Sotreq. Mas o principal, aponta ele, é o fato de ficar por conta da Sotreq, que é especialista no pós-venda Cat, a execução das manutenções.
“E o mais interessante: normalmente entramos em novos projetos com equipamentos novos, e, juntando os pontos - equipamento novo e manutenção Sotreq -, o resultado final é uma entrega de alta disponibilidade mecânica”, ressalta Pedro.
- Mantém o controle da operação sem imobilizar o ativo (CAPEX)
- Filiais Sotreq próximas às operações florestais
- Confiabilidade operacional
- Alta disponibilidade mecânica
- Suporte ao produto de extrema eficiência (capilaridade das filiais da Sotreq)
- Tecnologias e customizações para as aplicações florestais na operação
- Entrega da frota que o cliente precisa (máquina adequada)
- Entrega da performance que o cliente precisa
A Sotreq Rental disponibiliza equipamentos que abrangem toda a cadeia produtiva do segmento florestal. São pelo menos 16 diferentes modelos de máquinas, incluindo escavadeiras hidráulicas, manipuladores de materiais, motoniveladoras, tratores de esteira, carregadeiras, compactadores de solo e retroescavadeira.
“Todos são demandados com a mesma intensidade, pois cada aplicação (estradas, preparo de solo, colheita, carregamento e pátio) é uma sequência do processo produtivo da celulose e cada uma dessas aplicações possui sua especificidade”, explica Pedro. Ele lembra, no entanto, que as aplicações na colheita das árvores, por ser a parte central do processo e também a mais cara, é a que mais chama a atenção do mercado.
Pedro ainda destaca que “para a colheita florestal, a Sotreq Rental tem desenvolvido um modelo de negócio ainda mais específico, e que vai ao encontro do que o mercado demanda em redução de custos de propriedade e em inovação de soluções financeiras”.
No Rental é oferecida a linha completa das soluções florestais que existem no Grupo Sotreq. A parceria Sotreq/Caterpillar com a finlandesa Ponsse, que produz cabeçotes, tem cada vez mais ganhado espaço no mercado para a colheita de eucaliptos. Hoje, as regiões que mais demandam as soluções florestais são Três Lagoas (MS) e o estado de São Paulo. No entanto, a Sotreq Rental tem trabalhado e implementado ações para expandir negócios em todas as regiões com operações florestais atendidas pelo Grupo Sotreq.
O segmento Florestal tem recebido grande foco estratégico dos corporativos Florestal e IP Rental & Seminovos, bem como grande foco de atuação comercial das filiais, o que tem gerado oportunidades de crescimento nesse segmento.
Para atendimento da indústria de papel e celulose, o consultor da Sotreq ressalta a alta competitividade do setor, destacando ainda a busca constante do setor na redução dos custos de propriedade dos equipamentos de colheita, e adianta que a Sotreq Rental está trabalhando forte em conjunto com o Florestal neste novo modelo de negócio. “Acreditamos seriamente ser uma solução muito relevante para todo o setor”, finaliza Pedro Sá, fazendo mistério sobre o que vem por aí.