3 min | 03/11/2025 | Matéria
      Na busca por soluções que unam desempenho, praticidade e custo-benefício, as carregadeiras de rodas SEM têm se consolidado como uma opção estratégica em diversos segmentos.
senvolvidas e montadas na fábrica Caterpillar de Qingzhou e com toda a rede de manutenção e suporte da Sotreq, os modelos SEM 618D, SEM 636D e SEM 656D vêm ganhando espaço no mercado brasileiro, atendendo desde pequenas operações até grandes produções em mineração e construção pesada.

Menor modelo da linha, a carregadeira SEM 618D se destaca pelo tamanho reduzido e pela versatilidade. Indicada para comércio, varejo e pequenas operações, a máquina já nasce como uma solução de produtividade em espaços mais restritos.
Segundo Gilberto Passos, um dos especialistas da Sotreq, a versatilidade é um grande diferencial: “A SEM618D é uma máquina pequena, versátil e muito econômica. O cliente consegue usá-la com garfo porta-palet, caçamba, garfos entre outros acessórios, podendo assim otimizar a sua operação e investimento realizando diversas operações com apenas um equipamento”.
Além disso, a 618D pode receber acessórios como manipulador big bag, garras manipuladoras além de possuir a opção do frontal com engate rápido vertical, o que torna possível a utilização de acessórios mecânicos utilizados nas minicarregadeiras Cat.
Especificações do modelo:

A SEM 636D é considerada uma carregadeira de pequeno porte, que ocupa a maior fatia de mercado dentro da categoria. Com ampla aplicabilidade, atende locação, trabalhos em rodovias, ferrovias, aeroportos, agricultura, construção civil e comércio, posicionando-se como alternativa às Cat 920 e 924.
Para Gilberto, especialista na linha, esse é o equipamento mais versátil da marca:  
“A SEM636D é a máquina que tem o maior mercado. Conseguimos atender locadores, operações agrícolas, construção, comércio e outros setores, ou seja, diversas operações. O equipamento e a marca passam a confiança e a segurança que todos querem para o dia a dia da operação”. 
O modelo conta com engate rápido e permite o uso de diversos acessórios, como garra florestal e big bag duplo. Além disso, é equipada com Product Link, sistema que possibilita monitoramento remoto da operação, trazendo mais controle e eficiência para o cliente.
Especificações do modelo:

Com capacidade de carga de 5 toneladas, a SEM 656D é voltada para operações que exigem força e alto volume de produção, como pedreiras, areais, polos de calcário e gesso, além da indústria cerâmica.
“É uma máquina robusta, com capacidade de carga de 5 toneladas e a maior altura de despejo da categoria. Ideal para pedreiras, calcário e gesso”, destaca Caio.
A SEM656D possui uma caçamba 3 m³ de alta performance, podendo chegar a 3,3 m³. Ainda, outros tipos de caçamba podem ser adaptados à máquina conforme a densidade do material.
Especificações do modelo:
Mais do que por suas especificações técnicas, a linha SEM se destaca por oferecer ao cliente:
As carregadeiras SEM são produzidas na fábrica da Caterpillar e quem oferece toda a garantia e manutenção é a Sotreq. Para os especialistas, a decisão dos clientes – como um case de um frotista em Goiás, que adquiriu 40 máquinas SEM – vai além do preço: eles buscam a solução correta.
“Os vendedores não vendem máquinas, eles vendem solução. O papel é mostrar ao cliente qual é a máquina mais adequada para a operação”, afirma Gilberto.
Com modelos que atendem desde pequenas lojas de materiais de construção até operações pesadas em mineração, as carregadeiras SEM se consolidam como a escolha inteligente para quem busca produtividade, confiabilidade e suporte de ponta.
