3 min | 27/08/2025 | Matéria
De um sonho juvenil à liderança em soluções temporárias de energia, conheça a trajetória de Omar Jacob e da MIL Geradores
"Eu era o motorista, o vendedor e o técnico da empresa. Era eu e eu."
É com esse tom leve e ao mesmo tempo épico que Omar Jacob, fundador e sócio majoritário da MIL Geradores, relembra o início de uma jornada que começou com um sonho de menino: ser um grande mecânico.
Com 40 anos de experiência no setor, Omar construiu muito mais do que uma carreira sólida. Ele ajudou a moldar o mercado de locação de grupos geradores no Brasil e se tornou referência no segmento.
Omar iniciou sua trajetória técnica ainda na adolescência, estudando mecânica em uma escola técnica do Rio de Janeiro e estagiando uma grande empresa petroleira. Com o tempo, acumulou vivência em empresas de reforma de motores e até chegou a desenvolver componentes para os famosos motores Caterpillar.
Foi ali que deu início à MIL – Manutenção Industrial Limitada, embrião do que viria a se tornar a MIL Geradores. O ponto de virada veio com a demanda de manutenção para geradores de uma marca com pouco atuação no mercado brasileiro, a FG Wilson. “Ali eu fui aprender o que era um grupo gerador. Era mecânico, mas entrei em um mundo dominado por eletricistas”, conta.
Durante o boom da telefonia celular no fim dos anos 1990, Omar viu uma oportunidade e agarrou com unhas e dentes, inclusive enfrentando situações inusitadas, como subir o morro da Rocinha para instalar um gerador e garantir um contrato. A ousadia deu certo e em pouco tempo, a empresa já respondia por dezenas de instalações para companhias de telecomunicações.
Vieram então outros marcos de crescimento: o bug do milênio, que gerou alta demanda por backup de energia em bancos e provedores; e o apagão de 2001, que alavancou a empresa em dez vezes.
Com a aquisição da FG Wilson pela Caterpillar, Omar foi convidado para atuar na implantação da fábrica de grupos geradores em Piracicaba (SP), dividindo seu tempo entre a MIL e a nova função. Como funcionário, participou de treinamentos na Irlanda e Inglaterra e se tornou referência dentro do ecossistema de produção.
Hoje, a relação entre a MIL Geradores e a Sotreq vai além do aspecto comercial — ela se fortalece como uma verdadeira parceria, representada pela conexão entre o vendedor Paulo Ribeiro e o empresário Omar. Segundo Omar, esse vínculo se mantém firme graças ao tratamento que recebe da Sotreq.
“Falo especialmente do Paulo, que sempre foi extremamente atencioso. Isso é algo que admiro na Sotreq e na Cat: são empresas que valorizam seus bons profissionais. Elas investem em políticas de fidelização e retenção de talentos. É muito especial poder dizer que falei com o Paulo há 10 anos e que, hoje, continuo falando com ele. Poucas empresas conseguem manter esse tipo de continuidade, e nós, da MIL, nos identificamos com isso — muitos dos nossos colaboradores também estão conosco há bastante tempo”, conclui o empresário.
Além de sua forte presença em setores como telecomunicações, indústria e comércio, a MIL Geradores também se consolidou como parceira estratégica no fornecimento de energia para grandes eventos. O segmento já representou uma fatia relevante do faturamento da empresa, chegando a até 20% do ganho anual em determinados períodos.
A lista de participações inclui shows internacionais, festivais de música, festas populares como o Carnaval e competições esportivas de grande porte, onde a confiabilidade do fornecimento é essencial. “Em eventos, não existe segunda chance: se a energia falhar, o espetáculo para. Por isso, trabalhamos com planejamento milimétrico e equipamentos de ponta”, destaca Omar.
Para atender a essas demandas, a empresa conta com uma estrutura robusta: frota própria para transporte dos geradores, equipes treinadas para montagem e operação em ambientes de alta complexidade e equipamentos modernos com baixo nível de ruído, ideais para áreas urbanas e transmissões ao vivo. Essa expertise garante não apenas a execução impecável, mas também a segurança e tranquilidade para organizadores e público.
E claro, para ações como essas pedem o uso de equipamentos com alta confiabilidade, como os grupos geradores Cat. “Em um evento de grande porte temos várias situações que podem ser complicadas, então damos preferência para os equipamentos Caterpillar, porque são máquinas em que mais confiamos”, afirma Omar.
Outro destaque é o Instituto Recarregue-se, iniciativa nascida dentro da MIL Geradores há sete anos, que começou oferecendo aulas de jiu-jitsu para crianças da comunidade de Acari, no Rio de Janeiro, dentro da própria empresa. Em julho de 25, o projeto ganhou força e se tornou oficialmente um instituto, já tendo sido destaque no programa Globo Comunidade por duas vezes, além de outras publicações.
Hoje, o Instituto oferece Jiu-jítsu, Capoeira e Arte, e abriga o maior muro grafitado a céu aberto do Rio de Janeiro, com obras de 14 artistas renomados. Mais do que isso, o projeto também atua na formação profissional de adolescentes, preparando-os para funções como auxiliar de mecânica e auxiliar de eletricista. A proposta é unir conhecimento técnico a valores como disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade, criando oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.
Assim, mais do que levar energia, a MIL Geradores leva energia humana e cultural para transformar vidas, criando espaços seguros e inspiradores para crianças e adolescentes sonharem mais alto e estarem preparados para transformar esses sonhos em realidade.