A magia da inclusão: iSSO leva mais de 1.700 pessoas a sessões sociais de Wicked

3 min | 19/08/2025 | Matéria

A magia da inclusão: iSSO leva mais de 1.700 pessoas a sessões sociais de Wicked

O palco do Teatro Renault, em São Paulo, foi cenário de encantamento e transformação em julho de 2025. Duas sessões sociais do aclamado musical Wicked reuniram mais de 1.700 pessoas, entre crianças, jovens de organizações sociais convidadas pelo Instituto Social Sotreq (iSSO), proporcionando uma experiência cultural inesquecível e, para muitos, inédita.

As ações foram viabilizadas pelo iSSO, com patrocínio da Sotreq via Lei de Incentivo à Cultura, e reforçam o nosso compromisso com a inclusão por meio da cultura.

Cultura como ponte para oportunidades

As sessões sociais fazem parte de uma iniciativa que vai além da plateia. Por trás da cortina, houve um forte investimento logístico para oferecer conforto, acolhimento aos participantes.

“Nosso papel é justamente esse: abrir portas, ampliar horizontes e permitir que a cultura alcance quem mais precisa dela. Ver tantas crianças, jovens e adultos encantados com a magia do espetáculo reforça a importância de seguirmos criando pontes entre as artes e os territórios onde atuamos. É por meio de experiências como essa que fortalecemos vínculos, despertamos sonhos e ampliamos horizontes. A arte transforma, inspira, educa — e isso se conecta profundamente com nosso propósito”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da Sotreq, Raquel Marques.

A seleção das instituições participantes é feita com base em critérios bem definidos, como explica Raquel:

“Selecionamos instituições e grupos para participar de iniciativas com base na proximidade geográfica de parceiros na região e sinergia com nossas linhas de atuação, nossos valores e propósito. O perfil dos beneficiados, capacidade de mobilização, histórico de atuação entre outros critérios são fundamentais para identificar os públicos que mais se beneficiam das ações culturais compartilhadas pelo Instituto. Muitas das instituições convidadas já participam de iniciativas educacionais ou socioambientais apoiadas pelo iSSO, o que fortalece a conexão e garante que os projetos estejam alinhados aos nossos objetivos de transformação social.”

Um espetáculo, milhares de histórias

Assistir a um dos maiores musicais da Broadway é, por si só, uma vivência marcante. Quando isso acontece pela primeira vez, em um ambiente seguro e acolhedor, o impacto é ainda maior. As sessões sociais de Wicked trouxeram à tona emoções, sonhos e reflexões e semearam nos espectadores o desejo de ir além.

Com um enredo que aborda temas como empatia, coragem, amizade e escolhas, o espetáculo levou uma mensagem poderosa para públicos que enfrentam, diariamente, seus próprios desafios. A energia do elenco, os efeitos especiais e a trilha sonora contagiante ajudaram a criar um momento de puro encantamento.

Para muitos, a oportunidade foi a realização de um sonho antigo, como conta Daniel Vinicius de Toledo, da ETEC Bento Quirino:

“A experiência foi simplesmente inesquecível. Todos ficaram encantados com a produção — uma verdadeira obra-prima. Nossos alunos estão até agora extasiados e emocionados, muitos deles realizando um sonho antigo de assistir a esse espetáculo tão renomado. Foi, sem dúvida, um momento marcante em suas vidas. Tudo estava muito organizado e conduzido com cuidado e atenção, o que só reforça o comprometimento do Instituto Social Sotreq com a transformação e o acesso à cultura. Somos gratos por caminharem conosco na missão de ampliar horizontes, inspirar futuros talentos e levar a educação técnica de qualidade a dezenas de estudantes

Assista como foi a nossa ação no espetáculo.

Compromisso contínuo com a transformação

A realização das sessões sociais de Wicked é mais uma ação concreta do iSSO para democratizar o acesso à cultura e à educação, pilares fundamentais para uma sociedade mais justa. Iniciativas como essa revelam o quanto uma experiência artística pode plantar sementes de mudança, gerar pertencimento e despertar novos olhares sobre o mundo.

Ao transformar o teatro em um espaço acessível e inclusivo, a Sotreq reafirma sua crença de que o desenvolvimento social também passa pelo encantamento, pela inspiração e pela emoção que só a arte é capaz de oferecer.

Cultura como pilar ESG

Projetos socioambientais, incluindo os culturais, são pilares fundamentais da estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) da Sotreq e são estruturados por meio de uma matriz que cruza os três pilares (Ambiental, Social e Governança) com desafios estratégicos, focos de atuação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Todas as iniciativas são acompanhadas por indicadores específicos, que integram nosso painel ESG e permitem o monitoramento contínuo dos resultados e a avaliação da aderência aos compromissos assumidos.

A governança dessas iniciativas é assegurada por estruturas que incluem um Comitê de Sustentabilidade, a Diretoria Executiva e um Grupo de Trabalho ESG, atuando na definição de prioridades, na aprovação de investimentos, bem como na análise de riscos e tendências.

Sendo assim, ao ampliar o acesso à cultura, iniciativas como essa reafirmam o compromisso da organização com o investimento social privado, a promoção da inclusão e equidade social, gerando impacto positivo nas comunidades que atuamos.

Sobre o Instituto Social Sotreq

Fundado em 2005, o Instituto Social Sotreq (iSSO) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua como um facilitador das práticas de investimento social privado. O Instituto realiza atividades voltadas a iniciativas nas linhas de atuação: educação profissional, enriquecimento educacional, inclusão digital e socioambiental, com a missão de valorizar pessoas, fortalecendo comunidades para o desenvolvimento sustentável.

Conheça mais sobre o iSSO em: https://hub.sotreq.com.br/isso

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias