3 min | 18/06/2025 | Matéria
As mangueiras dificilmente recebem a devida atenção, mas são indispensáveis ao funcionamento adequado e seguro das máquinas.
Quando falamos em manutenção de equipamentos, como máquinas de construção e mineração, é comum virem à mente grandes componentes. E um elemento aparentemente simples, mas igualmente importante, costuma ser negligenciado: as mangueiras hidráulicas.
Indispensáveis ao funcionamento adequado e seguro das máquinas, as mangueiras dificilmente recebem a devida atenção por parte dos operadores e responsáveis por manutenção. Esse descuido pode gerar riscos ambientais, prejuízos financeiros e, em casos extremos, acidentes graves.
Mangueiras são responsáveis pelo transporte de fluidos essenciais ao funcionamento dos sistemas hidráulicos dos equipamentos. Apesar disso, não costumam fazer parte do checklist diário de manutenção dos operadores.
A maior parte dos clientes ainda enxerga as mangueiras como itens de manutenção corretiva e, por isso, só as trocam quando falham. No entanto, adotar a manutenção preventiva pode evitar prejuízos consideráveis e aumentar a eficiência dos equipamentos.
A principal diferença entre a manutenção corretiva e a preventiva das mangueiras está em quanto a primeira opção pode custar ao bolso e ao meio ambiente. Acompanhe no quadro comparativo abaixo:
Ao contrário de outros componentes, não há uma recomendação padrão da Caterpillar sobre quando trocar mangueiras. O diagnóstico depende de inspeções visuais periódicas.
Victor Melo, especialista da Sotreq, orienta que seja feita uma inspeção das mangueiras hidráulicas ao menos uma vez por semana. Os principais sinais de desgaste são:
- Pequenos vazamentos.
- Trincas na borracha.
- Bolhas.
- Ressecamento.
Caso algum desses sinais seja identificado, a recomendação é realizar a substituição imediata.
As mangueiras Cat oferecem uma solução eficiente. Com durabilidade até quatro vezes superior às da concorrência, elas são testadas por impulso de pressão até 1 milhão de ciclos — o dobro do padrão adotado por outros fabricantes, o que garante maior vida útil e menos paradas para manutenção.
Além disso, contam com 12 meses de garantia, que cobre defeitos, custos de substituição e reparos decorrentes de falhas. Escolher as mangueiras Cat é, portanto, investir em desempenho, durabilidade e economia.
Um dos grandes diferenciais das mangueiras Cat é o processo de limpeza antes da entrega ao cliente, evitando qualquer risco de contaminação do sistema hidráulico.
“Não é uma tecnologia exclusiva Cat, mas poucos concorrentes aplicam esse processo com o mesmo rigor”, afirma Victor Melo.
Embora sejam projetadas para os equipamentos Caterpillar, as mangueiras Cat também são compatíveis com máquinas de outras fabricantes. Isso significa que clientes que possuem frotas multimarcas podem contar com a qualidade, a durabilidade e a segurança das mangueiras Cat, independentemente da marca do equipamento.
Na Sotreq, o compromisso vai muito além de fornecer mangueiras de qualidade. Trabalhamos também para fortalecer a relação de confiança com cada cliente. Por isso, é tão importante promovermos a conscientização sobre a manutenção preventiva, que permite reduzir riscos e aumentar a eficiência das operações.
Como ressalta Victor Melo, o foco da Sotreq não é vender a mangueira Cat, mas educar o cliente. Mostrar que a prevenção é mais segura, mais econômica e essencial para a longevidade dos equipamentos.
Conheça o processo de montagem das Mangueiras Cat® e sua importância Instagram
Saiba mais sobre esse item vital para o seu equipamento em: Mangueira e Acoplamentos Hidráulicos | Cat | Caterpillar
Para adquirir mangueiras Cat, acesse parts.cat.com ou baixe o app CAT CENTRAL e CAT CENTRAL App Store