3 min | 17/04/2025 | Matéria
Inovação que se sente de perto: uma jornada que traduziu tecnologia em experiência real
Entre os dias 6 e 11 de abril, a Sotreq proporcionou a 40 clientes uma experiência imersiva e inesquecível durante a Bauma 2025, a maior feira mundial de construção e mineração, realizada em Munique, na Alemanha. A convite da Caterpillar, os participantes acompanharam de perto as principais tendências, tecnologias e soluções que estão moldando o futuro do setor.
Como parte dessa jornada, o grupo também visitou o Centro de Demonstração e Treinamento da Caterpillar, em Málaga, na Espanha — um dos maiores do mundo. Lá, os clientes tiveram a oportunidade de conhecer, em um verdadeiro show de máquinas em funcionamento real, as inovações que vêm sendo incorporadas às máquinas Cat®, com foco em automação, eficiência energética, segurança e conectividade.
Mais do que uma visita técnica, a experiência uniu demonstrações prticas de equipamentos, contato direto com inovações de ponta e uma valiosa troca de conhecimentos, fortalecendo a parceria entre os clientes e a Sotreq como agente de evolução no setor.
Foi uma oportunidade para ver, ouvir, interagir e compreender como as tecnologias mais avançadas da Caterpillar já estão sendo aplicadas no mundo real — e como essas soluções podem ser adaptadas à realidade brasileira com o suporte da Sotreq.
A jornada começou por Málaga, na Espanha, com visita ao Centr de Demonstração e Treinamento da Caterpillar. No local, os clientes da Sotreq puderam vivenciar equipamentos, demonstrando o desempenho, os recursos tecnológicos avançados de automação e conectividade e os diferenciais competitivos da linha Cat.
Segundo Mário Sá, Gerente Geral Regional da Sotreq a estrutura impressionante do local chamou atenção logo à primeira vista. Um dos clientes resumiu bem o impacto da experiência:
“Somente a visita a Málaga já teria valido toda a viagem. Tudo o que veio depois foi um bônus.”
As demonstrações técnicas foram acompanhadas por especialistas da Cat e da Sotreq, que apresentaram soluções como Cat Command (operação remota), sistemas de telemetria, monitoramento inteligente e tecnologias voltadas à eficiência de combustível e produtividade. Os clientes participaram de uma troca rica sobre os desafios do setor, aplicações práticas das soluções e caminhos para potencializar os resultados de suas operações.
“Foi uma honra liderar esse grupo de clientes para uma viagem inesquecível que combinou inovação, celebração e fortalecimento de relacionamentos. Nossa jornada começou em Málaga, na Espanha, onde visitamos um dos maiores centros de demonstração de equipamentos e treinamento da Caterpillar no mundo, exemplificando o compromisso da Caterpillar com tecnologia e capacitação.”
— Alex Pereira, Gerente de Marketing da Sotreq
Em Munique, na Alemanha, os participantes vivenciaram a Bauma 2025, considerada o maior evento global do setor. No estande da Caterpillar os clientes acompanharam as maiores tendências do setor, explorando temas como eletrificação de máquinas, conectividade de frotas, tecnologias embarcadas, operação remota, automação — tudo conectado a metas reais de produtividade, segurança e sustentabilidade e aplicadas de forma prática aos mais diversos equipamentos em exposição.
Os clientes demonstraram grande interesse nas soluções digitais e conectadas, e entenderam que, mais cedo ou mais tarde, será essencial aderir a essas tecnologias para manter a competitividade. A associação entre robustez e inovação foi um dos pontos mais valorizados.
“A diversidade de equipamentos Cat, associada ao avanço tecnológico apresentado, foi um dos grandes diferenciais percebidos no estande da Caterpillar”, destacou Mário Sá.
Entre os lançamentos apresentados, ganhou destaque o CB2.7GC, equipamento de pavimentação de pequeno porte, ideal para aplicações urbanas e manutenção de vias.
A jornada foi acompanhada por líderes da Sotreq e da Caterpillar, incluindo diretores, gerentes regionais e especialistas de áreas-chave. Essa proximidade técnica garantiu conversas valiosas e aprofundadas sobre soluções já disponíveis no mercado brasileiro e sobre o futuro da operação com base em dados e inteligência.
“Em Munique, participamos da Bauma 2025, a maior feira de equipamentos de construção do mundo, onde celebramos os 100 anos da Caterpillar e testemunhamos as últimas inovações do setor. Esta experiência não apenas destacou os diferenciais das soluções Caterpillar e Sotreq, mas também permitiu uma interação valiosa com nossos clientes, fortalecendo nossos laços de parceria.”
— Alex Pereira, Gerente de Marketing da Sotreq
A curadoria técnica, o suporte nas visitas e o cuidado nos detalhes da experiência foram amplamente elogiados pelos participantes.
“Todos elogiaram muito a presteza no atendimento e a atenção aos detalhes da viagem pela equipe da Sotreq”, reforçou Mário.
Esse acolhimento não só elevou o nível do relacionamento com os clientes, como também proporcionou uma compreensão mais profunda das soluções apresentadas, conectando tecnologia às necessidades reais de negócio.
Com o tema “The Next 100 Years”, o estande da Caterpillar na Bauma 2025 ocupou mais de 9.000 m², apresentando 48 máquinas e ferramentas de trabalho, com 17 novos modelos ou atualizações. A exposição foi pensada para demonstrar como a marca está moldando o futuro da construção e mineração com soluções tecnológicas, sustentáveis e integradas.
Máquinas e equipamentos em destaque - inovações do portfólio global
Durante a Bauma 2025, a Caterpillar revelou seu portfólio mais avançado de equipamentos, apresentando o que há de mais novo e tecnológico no cenário global da construção e mineração. Foram exibidos lançamentos, atualizações de modelos consagrados e soluções voltadas para produtividade, eficiência energética, automação, segurança e sustentabilidade
Os modelos apresentados nesta seção fazem parte do portfólio global da Caterpillar e nem todos estão disponíveis atualmente no Brasil. Para saber quais equipamentos estão disponíveis ou têm previsão de chegada ao mercado brasileiro, entre em contato com a equipe da Sotreq. Nossos especialistas estão prontos para tirar dúvidas e indicar as melhores soluções para sua operação.
1. Escavadeiras
2. Manipuladores de materiais (MH3032 e MH3050)
3. Miniescavadeiras
4. Carregadeiras de rodas
5. Tratores de esteiras (D6 XE e D8)
6. Equipamentos para pavimentação e terraplenagem
Cat Command: operações remotas e demonstrações ao vivo em 4 obras pelo mundo.
VisionLink: monitoramento de frotas (inclusive não-Cat), com visualização de dados e e-ticketing.
Cat Grade: controle de nivelamento com opção 3D Ready, compatível com GNSS.
Cat Safety Tech: tecnologias que reduzem riscos invisíveis e reforçam a segurança do operador.
Durante a Bauma 2025, a Caterpillar apresentou seus modelos conceito de máquinas elétricas, reforçando seu compromisso com soluções de baixo carbono e eficiência energética. Esses equipamentos fazem parte de um movimento global voltado à sustentabilidade e foram destaque no estande da marca por sua inovação e design voltado para operações silenciosas e com zero emissão.
⚠ ️ Estes modelos são conceitos globais da Caterpillar e ainda não estão disponíveis no Brasil. Para saber mais sobre os avanços da marca em eletrificação e quais equipamentos poderão chegar ao país, procure a equipe da Sotreq.
No retorno ao Brasil, cada cliente trouxe consigo não apenas novos contatos ou informações, mas insights práticos e conhecimento técnico aplicável para aprimorar seus negócios. A viagem permitiu enxergar, na prática, como as tecnologias e soluções apresentadas podem ser implementadas nos desafios do dia a dia, tornando suas operações mais seguras, produtivas e sustentáveis.
Mais do que visitar estandes ou assistir demonstrações, a experiência resultou em aprendizados concretos. Estar com quem está liderando a transformação do setor é ter acesso direto ao que vem pela frente — e sair na frente.
“Foi uma honra liderar esse grupo de clientes para uma viagem inesquecível que combinou inovação, celebração e fortalecimento de relacionamentos”, destacou Alex Pereira, Gerente de Marketing da Sotreq.
Celebrar os 100 anos da Caterpillar nesse cenário só reforçou o compromisso da marca — e da Sotreq — com a inovação contínua e com o futuro do setor de construção e mineração.
Quer ver mais momentos dessa jornada?