Sangue amarelo que pulsa nas veias do Brasil

3 min | 04/10/2024 | Matéria

Sangue amarelo que pulsa nas veias do Brasil

Conheça as emocionantes e inspiradoras histórias compartilhadas pelos entusiastas da Sotreq

No extenso universo das grandes máquinas, existe uma comunidade engajada que transcende a simples relação entre produtos e consumidores. São apaixonados por equipamentos da linha amarela, unidos por uma profunda admiração por esses gigantes de metal, que impulsionam o progresso brasileiro em diversos setores. Essas pessoas enxergam nos equipamentos a personificação de seus valores, sonhos e conquistas. A Revista Elo convidou alguns desses fãs de #SangueAmarelo para contar suas histórias e inspirar os leitores. Confira!

FRANCISCO DAS CHAGAS PAIVA MAGALHÃES | EMPRESÁRIO | BELO HORIZONTE (MG)


Aos 72 anos, Francisco Magalhães carrega consigo uma história de vida marcada por superação, dedicação e adiração pela Sotreq, empresa em que colaborou por mais de 40 anos e que hoje, na aposentadoria, tornou-se cliente. Nascido no Ceará, Francisco foi obrigado a deixar sua terra natal devido à seca que assolou a região, levando consigo a dor da perda de quase tudo que tinha na fazenda da família. Em busca de novos horizontes, ele chegou ao Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de iniciar sua trajetória na Sotreq. Por quase cinco anos trabalhou na cidade. Depois, foi transferido para a filial de Belo Horizonte, onde completou 39 anos na empresa. “Para mim, a Sotreq foi mais do que uma empresa — foi um lugar de acolhimento e de boas histórias. Lá, construí amizades e laços profundos, como uma família, que mantenho com carinho até hoje.” Mesmo após se aposentar, a história do Francisco com a empresa não chegou ao fim. Ele decidiu abrir um espaço para eventos, que atende casamentos, aniversários e outras celebrações. E sabendo que não pode arriscar interromper uma festa por falta de energia, resolveu adquirir um grupo de geradores Cat com a Sotreq, por conta da qualidade do equipamento e o atendimento da revendedora.

DAIANE SILVA | OPERADORA DE MÁQUINA E EMPRESÁRIA | INDAIATUBA (SP)


Desde a infância, Daiane sabia que seu futuro estaria ligado ao universo das máquinas pesadas, uma paixão que a levou, ainda criança, a acompanhar de perto o trabalho do seu pai, seja o auxiliando nas manutenções dos equipamentos ou simplesmente observando. Essa admiração a impulsionou a se tornar operadora de máquinas até realizar o sonho de ter sua própria empresa, a DSA Terraplanagem, e adquirir uma retroescavadeira zero quilômetro Cat 416. Daiane conta que sua jornada não foi fácil, chegando a trabalhar grávida e adiando seus sonhos devido às responsabilidades familiares. Porém, ela afirma estar determinada a ganhar cada vez mais a confiança do mercado, mesmo enfrentando alguns desafios por ser mulher em um setor predominantemente masculino. “Eu me sinto muito realizada por contar com parceiros como a Sotreq que valorizam pessoas dedicadas e prontas para enfrentar desafios como eu. Escolhi comprar minha Cat com a Sotreq porque essas duas marcas me oferecem a segurança que preciso com assistência técnica disponível onde quer que eu esteja."

EDSON “JOB” MACIEL | EMPRESÁRIO | RECIFE (PE)

Edson Maciel, mais conhecido como Job, tem uma vida intimamente ligada à Caterpillar. Seu pai trabalhou na fábrica por quase 40 anos, e ele seguiu seus passos, começando também sua carreira na empresa. Depois, passou uma década atuando como representante da Cat do Nordeste na época, até que em 2012 foi contratado pela Sotreq. Após isso, Job fundou sua própria empresa, a Cesem, de locação de máquinas e equipamentos, sendo cliente da Sotreq há mais de 15 anos. Voltada para locação de equipamentos pesados, principalmente para lavouras de cana-de-açúcar, o portfólio exclusivo Cat da empresa conta com 11 motoniveladoras – todas com cobertura CVA (Customer Value Agreement) e PMP (Programa de Manutenção Preditiva), assegurando a manutenção dos equipamentos com peças genuínas e o acompanhamento da equipe especializada Sotreq.

Na Sotreq de Jaboatão dos Guararapes (PE), responsável pelo suporte à frota da Cesem, Job é presença frequente por conta da longa parceria que tem com a empresa e das relações comerciais e de amizade que mantém com os colaboradores. Ele também é conhecido por ser um “catmaníaco”. Tudo isso porque o amor pela marca vai além da compra e uso de equipamentos: está no guarda-roupas e na decoração da casa. “Cheguei a ter mais de 70 bonés da Caterpillar. Sempre que viajava, comprava camisas, shorts e roupas que não eram comuns de se encontrar aqui no Brasil”, explica. Sua coleção é composta ainda por cerca de 20 miniaturas de máquinas Cat e um trator D4 1948, reformado com peças originais e em perfeitas condições.

CARLOS MAGNO VITOR SOUZA | EMPRESÁRIO | BALSAS (MA)

Carlos, o líder da Mangabeiras Serviços e Transporte, possui uma frota impressionante de mais de 30 máquinas Cat. Como um dos principais prestadores de serviço do agronegócio no sul do Maranhão, ele não esconde sua paixão pela marca e pela ótima parceria com a Sotreq. Tanto que declara com orgulho: “o sangue que corre nas minhas veias é amarelo”. Ele conta que teve a oportunidade de comprar seu primeiro equipamento Cat em 2010. Dois anos depois, conseguiu aumentar a frota e, desde então, não parou mais. Quase todos adquiridos com a Sotreq. “Minha admiração por essas máquinas não se deve somente a sua grande capacidade produtiva, mas também pelo relacionamento que tenho com a Sotreq, empresa que fornece os equipamentos do meu negócio. Sempre fui muito bem atendido e fiz muitos amigos lá. O suporte para peças é ágil, e a qualidade do pós-venda é excelente, refletindo na satisfação dos meus clientes.” Dentre as máquinas que possui, o empresário tem uma que virou o xodó. “Minha primeira máquina, adquirida em 2010, é uma carregadeira 924H. Eu posso vender qualquer outra, menos ela. Não me desfaço, não vendo por nada, porque ela representa o início da realização dos meus sonhos”.

BRUNO CAMPOS | NFLUENCIADOR DIGITAL | IRACEMÁPOLIS (SP)


O perfil @legado_amarelo no Instagram, mais de 20 mil seguidores, preserva e compartilha a história da Caterpillar e suas máquinas no Brasil. Com quase 1.500 publicações, oferece um olhar pessoal sobre o legado da marca, registrando seus equipamentos em atividade. Bruno, responsável pela página, também possui uma coleção de publicações e catálogos antigos, tendo sido assinante da Revista Elo por anos e guardado suas edições com carinho até hoje. A paixão de Bruno pela Caterpillar levou à criação de um perfil dedicado à marca, que fez com que descobrisse uma grande comunidade de admiradores da Caterpillar. “Minha paixão por máquinas pesadas é algo que me acompanha desde a infância. Após perceber a falta de páginas dedicadas à Caterpillar no nosso país, diferente de outros países, decidi homenagear as empresas brasileiras, com o objetivo de divulgar e preservar sua história corretamente.“ O perfil ultrapassou fronteiras, atraindo fãs de todo o mundo, como Colômbia, Grécia, Austrália e Inglaterra, que contribuem com fotos e relatos. O sucesso nas redes sociais rendeu a Bruno até um convite para cobrir a etapa final do Desafio de Operadores Sotreq em 2022.

VITOR SOUZA | COLABORADOR SOTREQ | RIO DE JANEIRO (RJ)


Vitor ingressou na Sotreq há sete anos como estagiário e hoje é supervisor na empresa. Ele conta que grandes obras e projetos chamam sua atenção desde a adolescência e, consequentemente, as máquinas envolvidas também. “É claro que a Sotreq e a Caterpillar sempre se destacaram para mim por tudo que representam. Como engenheiro mecânico, posso dizer que os equipamentos da marca abrangem uma ampla variedade de sistemas e princípios de mecânica e eletroeletrônica projetados para operar em ambientes de extrema exigência.” Além disso, ele coleciona bonés, sendo os seus favoritos da Caterpillar, claro, por conta das memorias afetivas que carregam. “Tenho muitos bonés da Caterpillar, incluindo os lançados em parceria com a Sotreq ou setores específicos da empresa. Os principais são exibidos no trabalho, enquanto os demais são usados no dia a dia. Um dos meus favoritos é o boné do lançamento das escavadeiras Next Gen, recebido durante meu primeiro dia como trainee na Sotreq, marcando um momento significativo em minha carreira. Também gosto muito do boné edição limitada lançado em parceria com o filme Transformers, patrocinado pela Cat, que, além de bonito, tornou-se uma peça rara.”

DYEGO PINHEIRO | EMPRESÁRIO DA SOTREQ | PEDREIRAS (MA)

Dyego é proprietário da Pinheiro Empreendimentos e fã do atendimento da Sotreq e da qualidade dos equipamentos Cat. Ele adora registrar momentos com as marcas, como suas visitas à fábrica e eventos da Sotreq. “Em 2020, decidi fazer uma transição de carreira e comprei minha primeira máquina. Inicialmente, busquei uma revendedora de outra marca, mas fiquei insatisfeito com o atendimento. Então, fui à Sotreq, onde não só o preço era melhor do que eu esperava, como o atendimento foi excelente. Fizeram acontecer mesmo. Comecei com uma escavadeira e logo adquiri mais duas máquinas. Agora, tenho uma frota 100% nova e 100% Cat, todas adquiridas com a Sotreq, e não pretendo mudar.” O empresário trabalha com locações de equipamentos e prestação de serviços como obras de terraplanagem, estradas vicinais, loteamentos, construção e limpeza de açudes, construção de represas, supressão vegetal, entre outros. Ele gosta também de diversificar sua frota comprando máquinas de tonalidades diversas para se diferenciar da concorrência.

AMARAÍ OLIVEIRA | GERENTE DE SEGURANÇA PATRIMONIAL | PIRACICABA (SP)


Amaraí é um dos responsáveis por zelar pela segurança de 5 mil funcionários na unidade de Piracicaba da Caterpillar Brasil. Ele é conhecido como um verdadeiro “sangue amarelo” pela sua grande coleção de peças da marca Caterpillar, fruto de compras e presentes que recebe de amigos. Além disso, seu carro possui a combinação de letras “C-A-T” na placa. “Ao longo dos meus 30 anos de carreira, acumulei miniaturas de máquinas, veículos, relógios, documentos históricos e prêmios corporativos da Caterpillar. Estou construindo um espaço dedicado à exposição da minha coleção, que cresceu tanto que precisei de um lugar maior. Curiosamente, minha paixão pela Caterpillar foi inspirada pelo meu sogro e agora é compartilhada pelo meu filho Adrian, representando a terceira geração deste ‘legado amarelo’. Inclusive, quero abrir um museu com minha coleção, ideia muito incentivada pelos meus amigos.”

ANDERSON CASTELARI | OPERADOR DE MÁQUINA | JACAREÍ (SP)


Anderson descobriu a Caterpillar por meio de amigos e colegas há 10 anos, e foi paixão à primeira vista. Ele conta que a qualidade das máquinas Cat faz toda a diferença no dia a dia do seu trabalho. Inclusive, ele já teve a experiência de operá-las em Portugal e percebeu que não há distinção entre os produtos nos diferentes países. Sua paixão pela Caterpillar é evidente em seu perfil nas redes sociais, cheio de momentos familiares com a marca, e nos objetos que guarda com cuidado. Tamanha é sua ligação com a Caterpillar que escolheu a marca como tema da festa de primeiro ano de um de seus filhos, com camisetas, doces e decoração personalizados, além do aniversariante vestido a caráter.

ELEOMAR AGAPITO INSTRUTOR E OPERADOR DE MÁQUINAS | SERRA (ES)


Eleomar participou da 1ª Escola de Formação de Operadores da Sotreq em 2006, quando começou sua carreira como operador de máquinas há 18 anos. Atualmente, atua como instrutor de equipamentos. Ele venceu, em 2022, a etapa Sotreq do Desafio Mundial de Operadores ao enfrentar mais de 20 operadores em provas que exigiam precisão e habilidade com uma variedade de equipamentos e tecnologias Cat, garantindo assim um lugar na competição sul-americana. “Tenho muito amor pelo que eu faço e por isso quero ser o melhor operador do mundo. Acredito que minha dedicação foi fundamental para minha vitória no Desafio de Operadores e sinto um grande orgulho por essa conquista.” MANIFESTO SANGUE AMARELO O instrutor é tão apaixonado pelas máquinas Cat que decidiu eternizá-las na pele. “Tenho duas tatuagens de máquinas Cat: de uma escavadeira movimentando a terra e de uma carregadeira fazendo o carregamento de um caminhão fora de estrada. Além disso, coleciono miniaturas diversas. Tenho cerca de 35 unidades, sendo que as minhas preferidas são a motoniveladora Cat163H e a escavadeira Cat 315C, assim como uma Cat 336 nova geração, que foi o troféu que ganhei do Desafio de Operadores.”

MANIFESTO SANGUE AMARELO

A essência do #SangueAmarelo está nas pessoas — todos aqueles impactados pela Sotreq e suas soluções. Isso inclui profissionais dos diversos mercados de atuação da empresa, consumidores, colaboradores e até mesmo a sociedade, beneficiada pelo progresso impulsionado pela paixão por máquinas pesadas. Ter “sangue amarelo” significa fazer parte de uma comunidade colaborativa, que vive e respira uma essência que vai além da própria empresa, onde tecnologia e inovação se unem para impulsionar o progresso.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias