Conheça as soluções de armazenagem e filtragem de lubrificantes da Sotreq Industrial

6 min | 03/07/2024 | Matéria

Conheça as soluções de armazenagem e filtragem de lubrificantes da Sotreq Industrial

Características prologam a vida útil do equipamento e do lubrificante

A Sotreq é referência em equipamentos no Brasil há mais de 80 anos e conhece as necessidades da indústria para que ela funcione na mais alta performance. Quem trabalha com manutenção preventiva de equipamentos sabe que toda peça móvel deve ser lubrificada, sendo essa lubrificação uma das principais etapas da manutenção e que requer cuidados especiais.

Companhias com conhecimentos mais avançados de manutenção e acostumadas a trabalhar com indicadores constatam que uma das maiores recorrências de falhas tem como causa raiz, a lubrificação, e por este motivo, sabem que os lubrificantes merecem cuidados especiais na seleção, movimentação, armazenamento e na aplicação, pois o lubrificante mesmo ainda “novo” chega muitas vezes oxidado e contaminado no equipamento.

Com base nesse problema, vamos entender um pouco sobre os motivos de armazenar o óleo em local limpo, frio e seco e porque manter o óleo nessas condições ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos e do lubrificante.

ÓLEO LIMPO

Sabemos que os contaminantes sólidos são abrasivos e aceleram os desgastes dos equipamentos, mas outro problema recorrente é a alteração das propriedades físico-químicas devido aos elementos que são catalizadores, podendo causar a depleção de carga aditiva e alterar a viscosidade do óleo. Sabemos também, que o óleo novo já vem com o nível de contaminação por partículas acima do recomendado pelos fabricantes de equipamentos e, por este motivo, o óleo novo sempre deve ser filtrado antes da utilização. Então, ao manter o óleo em local limpo ajudamos a garantir que ele esteja mais próximo da qualidade necessária e um menor tempo de filtragem será necessário para resultar em um menor custo operacional, a fim de enquadrar o óleo antes da sua utilização.

Lubrificantes
Lubrificantes mal armazenados expostos a contaminantes

ÓLEO FRIO

A alta temperatura contribui para o aumento da oxidação em óleos lubrificantes caso eles estejam em contato com o ar, agora, imagine abastecermos os equipamentos com a oxidação acelerada por não armazenarmos em locais adequados. A boa prática recomenda que o local de armazenamento dos lubrificantes novos seja abrigado com controle de temperatura e sem a presença da luz solar direta. A alta temperatura (superior a 45°C) pode levar à formação de depósitos e aumento da viscosidade. Além disso, a exposição alternada do produto ao calor durante o dia e o frio durante a noite acelera o respiro dos tambores, o que pode resultar em contaminação por umidade e poeira. Uma faixa de temperatura de –20°C a 45°C é aceitável para armazenar a maioria dos óleos lubrificantes e graxas, porém, a faixa de temperatura ideal de armazenamento deve ser de 0°C a 25°C.

Tambores de Lubrificantes expostos à luz do sol e variação de temperatura.

ÓLEO SECO

Um dos maiores vilões dos óleos lubrificantes é a umidade, pois a presença de água no óleo acelera a degradação do lubrificante. Além disso, alguns aditivos podem reagir com a água, formando compostos insolúveis, podendo também, promover o crescimento microbiano. A água pode ingressar no óleo lubrificante por diversas maneiras, mas as principais são pela chuva e pela própria umidade atmosférica, ambos ingressando pelo respiro natural do tambor uma vez que o óleo é higroscópico. Por fim, a utilização do lubrificante com umidade acima do permitido pelos fabricantes de equipamentos é uma das maiores causas de falhas prematuras.


Tambores expostos à chuva e umidade

É recomendável a avaliação do óleo novo através das análises laboratoriais para verificar o nível de limpeza, umidade e as características físico-químicas, como a viscosidade e a oxidação, antes de utilizar o óleo em seus equipamentos.

O SEU ÓLEO NOVO NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO. E AGORA?

Se o seu óleo novo não está em condições de utilização por falha de armazenamento, fale com a Sotreq Industrial! Um time de especialistas, engenheiros e consultores da Gestão da Lubrificação, desenvolveu formas de ajudar você e sua empresa na implementação das melhores práticas de armazenamento e filtragem de lubrificantes, desde a estratégia e procedimentos, até o fornecimento das ferramentas e acessórios para projetos de salas de lubrificação.


Projeto de Sala de Lubrificação - Armazenamento adequado de Lubrificantes.

As soluções envolvem a aplicação de prateleiras de armazenamento de óleo, kits de blindagem, sistemas de filtragem offline, filtros de respiros dessecantes, treinamentos e muito mais!

Unidade de Filtragem CJC Filtros de Respiro Des-Case




Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias