Acordo prevê inovações com foco em sustentabilidade nas operações de rebocadores e embarcações off shore

3 min | 10/11/2023 | Matéria

Acordo prevê inovações com foco em sustentabilidade nas operações de rebocadores e embarcações off shore

Memorando de entendimento foi assinado entre Sotreq, Caterpillar e Wilson Sons

Sotreq, Caterpillar e Wilson Sons assinaram um acordo de colaboração para aumentar a eficiência das operações portuárias e off shore com foco em sustentabilidade ambiental.

Ocorrida em dezembro de 2022, a assinatura do documento prevê a colaboração entre as três empresas em uma jornada de sustentabilidade que irá envolver uma série de medidas incluindo o uso de biocombustível, kits de upgrade, serviços de monitoramento e implementação de pacotes de propulsão híbridos.

Leia também: Conheça as 5 vantagens de um sistema de manete automático

A expertise da Wilson Sons

A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com 185 anos de experiência e uma carteira superior a cinco mil clientes. Atualmente, quase 300 motores Cat® recebem a manutenção da Sotreq na frota da companhia, incluindo rebocadores e barcos de apoio off shore.

“A principal característica dessa frota é que são embarcações relativamente pequenas, porém de elevada potência, o que exige motores robustos e de alta eficiência,” comenta Filipe Lopes, diretor de óleo, gás e marítimo da Sotreq.

Segundo o executivo, alguns rebocadores estão em operação há mais de 20 anos e continuam com plena capacidade operacional graças à manutenção adequada. A modernização da frota prevista no memorando vai elevar os equipamentos a um novo patamar com menor impacto ambiental.

SOT_Fale-com-a-gente-aqui_760x100.png.png


Filipe ainda comenta que “o acordo está em linha com a agenda mundial de ESG e atende a um propósito comum às três empresas”. Para Adalberto Souza, diretor-executivo de estaleiros da Wilson Sons, o objetivo do acordo é aumentar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade de suas operações portuárias e do setor off shore no país.

“O memorando de entendimento assinado com a Caterpillar e a Sotreq dará apoio à implementação de tecnologias e soluções que irão contribuir na redução do impacto ambiental das operações de rebocadores e embarcações off shore”, comenta o executivo.


Adalberto acredita que uma das tendências do setor é a descarbonização. Ele explica que a Caterpillar, por meio da Sotreq supervisionará a implementação de retrofits e upgrades nos motores existentes para reduzir o impacto ambiental da frota existente da Wilson Sons.

Além disso, existe a previsão da utilização de serviços tecnológicos voltados para o monitoramento de emissões e uso de combustíveis com baixo teor ou livres de carbono.

Na visão de Adalberto, vivemos um momento inédito do setor marítimo e portuário, em que a adoção de novas tecnologias permitirá tornar as operações nos portos e o transporte aquaviário de carga cada vez mais eficientes, seguros e sustentáveis.

Ele afirma que “é preciso aproveitar essa oportunidade e traduzir esse momento em ganhos de eficiência e em uma atuação mais sustentável”.

SOT_CTA_G_Unpm.png


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias