3 min | 20/04/2019 | Matéria
Terminal de Vila Velha se destaca como um dos principais brasileiros com o melhor índice de produtividade nas operações de embarque e descarga
Com o aumento da oferta de navios no Espírito Santo, os portos do estado registraram maior movimentação de carga por terminal. Em 2017, apesar do período de crise econômica, o Terminal de Vila Velha (TVV) ficou em primeiro lugar do ranking, responsável por 37,04% das operações.
O TVV é especializado nas operações de embarque e descarga de navios com movimentação de contêineres e carga geral. A operação portuária e de armazéns (entrega e recebimento de mercadorias) funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“Trata-se de uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de cargas, dispondo de uma vasta oferta de armadores e rotas para os principais portos nacionais e internacionais”, comenta Vivian Quaresma, Consultora Comercial da Soimpex, empresa do Grupo Sotreq.
Segundo a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (ABRATEC), o TVV se destaca como um dos terminais brasileiros com o melhor índice de produtividade nas operações de embarque e descarga nos navios.
“Esse aumento de escalas de navios é um diferencial competitivo para oferecer aos clientes, conseguindo assim fomentar ainda mais a economia do estado”, diz Vivian.
A Log-In Logística, empresa que gerencia e opera soluções para a movimentação de cargas por meio da Cabotagem, complementada por ponta rodoviária, opera no TVV. Há oito anos é parceira logística da Soimpex nos serviços de movimentações de carga geral, armazenagem de contêineres cheios e de entrega de carga desovada, dentre outros de retroárea, que eventualmente surgem sob demanda do cliente.
Para aumentar a oferta de navios no estado, a empresa tem negociado tarifas mais atrativas junto aos armadores, “além de atuar de forma estratégica junto aos órgãos competentes, a fim de realizar a homologação da dragagem”, explica Richard Ferrari, Executivo de Vendas da Log-In Logística.
“Com isso atraímos novas cargas, a entrada de navios maiores e, consequentemente, uma maior ocupação nos berços”, completa.
O aumento da oferta também reduz preços do frete e aumenta frequência, tornando o Espírito Santo mais competitivo para operações logísticas de comércio exterior, tanto importação quanto exportação. “A Soimpex, atuando como trading company, pode ofertar mais serviços, por exemplo, armazenagem, serviços de preparação de máquinas, lavagem especial para exportação, desmontagem de máquinas para transporte, reparos, pintura industrial, amarração, ovação de contêineres, dentre outros”, finaliza Vivian.