5 min | 29/04/2019 | Matéria
Programa oferece peças remanufaturadas com desempenho semelhante ao de um produto novo, diminuindo também o impacto no meio ambiente
A CSN Mineração, a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil e uma das cinco mais competitivas no mercado transoceânico, completou em janeiro um ano de utilização do Cat Reman, programa de remanufatura da Caterpillar que permite ao cliente aumentar o valor incorporado de seus equipamentos.
Os produtos Cat Reman foram aplicados nos equipamentos fora de estrada da mina de Casa de Pedra, localizado em Congonhas (MG). “Dentre as principais vantagens destacamos a redução dos níveis de estoque e no custo de aquisição, além de menor tempo de entrega e da garantia do mesmo desempenho da peça nova”, conta Luiz Paulo Souza Rodrigues, Analista de Planejamento de Materiais da CSN.
De acordo com Denis Guimarães Moreira, do Suporte ao Produto da Unidade Mineração da Sotreq, o Programa Cat Reman é uma ótima solução para o cliente, seu negócio e o meio ambiente. “Isso porque os produtos Reman têm a mesma qualidade de precisão de um Cat novo, mas por um custo menor, e por serem reutilizados por meio do processo de remanufatura, reduzem o impacto na natureza”.
No processo de remanufatura executado pela Caterpillar são reciclados anualmente mais de 150 milhões de libras de ferro em fim de vida. O Programa Cat Reman devolve ao componente ou peça no final de vida útil a mesma condição de novos, reduzindo assim a necessidade de matéria-prima para produzir outra peça.
Menor custo, maior produtividade
Para o funcionário da CSN, a utilização dos produtos Cat Reman tem colaborado para a redução de custos e maior competitividade frente ao mercado. “Do ponto de vista econômico para a empresa, destaco o saving, já que em média o custo dos produtos são menores em torno de 27% se comparado ao item novo”, comenta.
Outro ponto de importante na visão de Rodrigues é em relação à área de manutenção. “Temos mais uma opção de compra, com leadtime menor, proporcionando aumento na disponibilidade das frotas e redução dos custos de operação”.
“As peças do programa são remanufaturadas com rigorosos padrões de qualidade, oferecem desempenho semelhante ao do produto novo, com vida útil longa e confiável, além de a mesma garantia das peças Cat novas”, acrescenta Moreira.
“Sotreq é nossa parceira de longa data, sempre trazendo novos produtos, serviços, processos e tecnologias, contribuindo diretamente com a essência da CSN, que é fazer bem, fazer mais e fazer para sempre”, finaliza o Analista da CSN.
Como participar do Programa
Para que remanufatura seja realizada é imprescindível o retorno do casco no prazo determinado pela Sotreq. O casco é uma peça ou componente que será vendido pelo cliente à Sotreq e que deverá estar dentro dos critérios de aceitação determinados pela Cat®, como indicado abaixo:
Para entender melhor sobre os critérios, confira alguns requisitos típicos para reembolso total de casco:
Como obter um casco aceitável
A analista da Sotreq separou algumas dicas para não ter problemas com a remanufatura do casco:
Além de oferecer peças Cat Reman para máquinas e motores Cat, a marca também remanufatura para clientes que se estendem por vários setores, como Perkins and Alcoa (industrial), Ford (automotivo) e Honeywell (componentes).