4 min | 19/07/2019 | Matéria
Após a morte do seu Pio, antiga pá carregadeira é reformada e vira peça de contemplação
Até onde vai a paixão por uma máquina? Qual o limite da confiança em um produto e quando se desapegar? Para o empresário José da Cunha Pio, essa paixão vai além da morte. O infarto que interrompeu a sua vida há um ano não foi capaz de pôr fim à história de amor entre ele e o equipamento, que foi seu ganha pão por muitos anos. Uma história que teve início lá nos anos 80 e que começa a ficar eternizada.
Seu Pio deixou claro seu desejo em relação aos cuidados que a família deveria ter com a Pá Carregadeira Cat® 941B, fabricada em 1976 e comprada por ele em 1980, quando fundou sua empresa de terraplanagem. O equipamento deveria ser aposentado e transformado em peça de contemplação, quando solicitado pela Sotreq ou pela Caterpillar.
O filho e sucessor nos negócios da Pio Terraplanagem, Jamerson Jaklean Silva Pio, foi fiel ao desejo do pai, que tinha orgulho da função de operador de máquinas. Ele começou então uma ampla reforma e restauração da máquina, que foi concluída em menos de um ano da morte do empresário. Tudo tinha de ficar bonito, original e funcional no equipamento.
Personalização
Tudo foi personalizado na pá carregadeira. Dos adesivos originais, utilizados nas máquinas modernas, até a inclusão do extintor, item que praticamente não existia nos equipamentos mais antigos. Também foi colocado bancos de couro, assoalho metálico, trava de segurança, farol xenon, capota, pintura original e moderna em amarelo e preto, além de lataria de acabamento personalizado.
Redoma de vidro
Todo esse cuidado não poderia ficar exposto ao tempo. E não ficará. A paixão do seu Pio será guardada em uma redoma de vidro, que está sendo providenciada, com 4m de largura, 4,5m de comprimento e 3,8m de altura. Mesmo quando sair para uma exposição, a proteção de vidro deve acompanhar a máquina.
Por enquanto, o local onde o equipamento será guardado é mantido em sigilo por Jamerson. O equipamento ficará em um terreno preparado especialmente para sua estada, mas com portões fechados, sem acesso ao público em geral.
Paixão sem explicação
A relação de cumplicidade entre o homem e a máquina era algo inexplicável. “Comprei máquina mais nova para modernizar, mas ele usava a mais antiga. Ele era o único que a usava”, explica o filho do seu Pio, sobre a obsessão do pai pela pá carregadeira. Segundo ele, os produtos Cat® sempre foram os preferidos do empresário.
“O Sr. Pio sempre foi cliente cativo de nossos produtos. Reconhecia e enfatizava a qualidade, pós-venda e pronto atendimento. Visionário, em parceria com o filho Jamerson, diversificou a frota a fim de atuar em outros segmentos além da locação, como prestação de serviços de terraplenagem, demolição, loteamentos, pavimentação, logística e outros”, afirma Edilene de Santana, representante de vendas de máquinas da Sotreq.
Apaixonado por Cat, Edilene conta que o empresário sempre participou dos eventos da Sotreq e indicava novos clientes, além de dar testemunho sobre a performance dos produtos. Com o tempo, a empresa do seu Pio foi incorporando novos equipamentos e hoje já são 40 da família Caterpillar, segundo relata Jamerson.