Sotreq confirma estudo que aponta crescimento nas vendas de máquinas para construção

5 min | 19/12/2019 | Matéria

Sotreq confirma estudo que aponta crescimento nas vendas de máquinas para construção

Reaquecimento do mercado imobiliário impulsiona aumento, que deve ser na casa de 37%. Maior índice está na comercialização da linha amarela, na qual a maior revendedora Cat® do Brasil apresenta números superiores aos do mercado

O cenário da economia nacional ainda está longe do ideal, mas aponta para um caminho de recuperação. Um exemplo é a indústria de máquinas de construção, que espera encerrar 2019 com um crescimento das vendas na casa de 37%. O setor é impulsionado pelo reaquecimento do mercado imobiliário. A perspectiva é a de que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresça 2% neste ano. O resultado positivo coloca fim a um ciclo de retração que perdurou entre 2014 e 2018, quando o PIB setorial encolheu 30%.

Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para 2020, a projeção é que o crescimento do PIB da construção seja de 3%, mostrando uma aceleração na comparação com 2019. A Sotreq, maior revendedora de máquinas e soluções produzidas pela Caterpillar no Brasil, também atesta o bom momento. “Tivemos um bom crescimento de vendas em 2019, que foi impulsionado por segmentos como construção pesada, indústrias, locação de equipamento, agricultura e mineração”, explica o Gerente Comercial Rodrigo Millen, lembrando que a empresa atua em diversos setores.

Segundo estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a maior parte das máquinas comercializadas no setor é da chamada linha amarela, que deve encerrar o ano com um avanço de 31% nas vendas, totalizando 16,6 mil unidades. De acordo com o gerente comercial Millen, os números específicos da revendedora Caterpillar são ainda melhores. “A Sotreq apresentou um crescimento bem acima da média da indústria em comparação a 2018. Isso é reflexo da melhora econômica e da demanda represada dos últimos anos, nos quais tivemos uma retração do parque de máquinas e, também pela busca por equipamentos de maior produtividade”, aponta.

Outro ponto de convergência entre o estudo da Sobratema e os números da Sotreq está nas vendas de retroescavadeiras, que deve fechar 2019 com um avanço de 57%. “Também registramos esse movimento de crescimento. Hoje, o mercado de retroescavadeiras representa aproximadamente ¼ de nossas vendas. Em muitos casos, esse é o equipamento ‘de entrada’ para o cliente nesse segmento. Por se tratar de uma máquina versátil nas obras, a retroescavadeira Cat® 416F2 oferece todas as soluções que o setor procura e com a confiabilidade do suporte da Sotreq em todo o seu território de atuação”, afirma Millen.

Reforçando o comentário de Millen sobre os demais setores que impulsionaram o crescimento das máquinas em 2019, o estudo da Sobratema também aborda o agronegócio como um importante mercado consumidor de equipamentos. “Caterpillar e Sotreq apostam tanto no agronegócio do Brasil, que nesse ano lançamos a Carregadeira de Rodas Cat® 914K Ag Handler, voltada especificamente para esse segmento de mercado. Além dela, lançamos também a 920K, que, além do agronegócio, tem uma amplitude maior de aplicações em outros segmentos de mercado. Os equipamentos foram testados em grandes clientes agrícolas e também clientes de outros segmentos de mercado do Brasil e, depois de aprovadas, a fábrica da Caterpillar em Campo Largo/PR iniciou sua produção local”, relata.

O gerente comercial da Sotreq também compartilha da projeção otimista da Sobratema para a venda de máquinas em 2020. De acordo com o estudo, o aumento deve ser da ordem de 10% no segmento de máquinas da linha amarela e de 13% para todo o setor de equipamentos para construção. “Nossa expectativa de crescimento para o próximo ano está alinhada com os números da Sobratema, e estamos confiantes que se tivermos ajuda da política nacional e um cenário mundial de crescimento, esse percentual poderá ainda ser maior. Tem muitos investimentos públicos e privados que estão em fase final de implantação e que serão fatores decisivos para esse cenário”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias