Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

6 min | 18/10/2022 | Matéria

Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Conheça mais sobre essa importante ferramenta para a iniciação dos jovens brasileiros na vida profissional. Dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário. A Sotreq parabeniza os estudantes e prepara novidades para o seu programa em 2021

O estágio é a mais poderosa e eficaz ferramenta de entrada no mercado de trabalho para os jovens brasileiros. Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o número de estagiários ligados ao ensino superior no país cresceu de 466.157 no primeiro trimestre de 2018 para 576.983 no mesmo período do ano passado, uma alta de 23,8%.

Vencer a barreira da falta de experiência para ingressar no mercado, oportunidade de aprendizado profissional e a chance de receber a primeira remuneração, são os benefícios básicos do programa. Mas o estagiário conta com uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Segundo estudo do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados ao concluir a faculdade.

A palavra-chave para o sucesso de um estagiário é comprometimento. Segundo direcionamento do Núcleo Brasileiro de Estágios, os estudantes devem aproveitar a oportunidade para aprender, sempre demonstrando interesse e proatividade. Programas de estágio são uma importante vitrine e os supervisores estão constantemente observando e analisando o desempenho em busca de talentos profissionais para compor quadros de novos funcionários.

No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário. A Sotreq parabeniza os jovens brasileiros dedicados na construção de suas carreiras, com muito esforço e dedicação para conciliar estudo e trabalho.

A maior revendedora de produtos e soluções da Caterpillar no Brasil também conta com um completo programa de estágio e, em breve, trará novidades para o ano de 2021. Fiquem ligados em nosso site – sotreq.com.br – e nas redes sociais para mais informações.

COMO TUDO COMEÇOU

A Lei n. 6.494 instituiu o estágio a partir de 1977. Isso representou um avanço em relação as oportunidades de trabalho para os jovens estudantes do Brasil. Contudo, existiam pontos a serem ajustados. O principal problema estava na exigência de experiência, que só foi sanado com a nova Lei de Estágios, n. 11.788, publicada no dia 26 de setembro de 2008.

De acordo com a lei de 2008, estágio é o “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

As diretrizes estabelecidas pela Lei n. 11.788 permite que o processo seletivo da empresa solicite qualificações, como conhecimento de idiomas, conteúdo cultural e habilidades diversas. Porém, nunca pode exigir experiência. Isso porque ninguém pode pedir habilidade prática nas atribuições a serem aprendidas ou desenvolvidas por estudantes.

ESTÁGIO CURRICULAR E EXTRACURRICULAR

A Lei do Estágio n. 11.788/08 representou um marco no mundo corporativo. Enquanto as empresas ganharam maior segurança jurídica, milhões de estudantes foram beneficiados com o estabelecimento de direitos e deveres acerca do estágio. Atualmente, pessoas de 16 anos ou mais, regularmente matriculadas no ensino médio, técnico, superior ou tecnólogo podem exercer a atividade de estagiário.

Existem dois tipos de estágio, o curricular e o extracurricular. O estágio curricular é exigido por instituições de ensino em alguns cursos específicos. Nesses casos, o aluno precisa da parte prática para se formar e deve produzir relatórios com as tarefas executadas. E valendo nota. É como se o período de aprendizado na empresa fosse uma matéria adicional no currículo escolar. Essa modalidade não exige pagamento de bolsa-auxílio.

Já o estágio extracurricular é opcional. Nesse caso, a empresa deve oferecer benefícios como bolsa-auxílio, auxílio-transporte, recesso remunerado, entre outras obrigações legais. E apesar de não ser imposto, é uma oportunidade para o jovem ganhar experiência e sair na frente no momento de buscar um posto no mercado.

A experiência do estágio pode ser um divisor de águas para o futuro profissional. Com processos seletivos cada vez mais concorridos e níveis de exigência cada vez mais altos, os estudantes entendem a necessidade de dedicação para iniciar a carreira profissional. Nesse processo, ganham todos. Instituições de ensino, empresas e estudantes. Juntos, essa tríade ajuda a mover o Brasil.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias