Sotreq entrega cabine de operação remota em mineração à CSN

4 min | 14/02/2020 | Matéria

Sotreq entrega cabine de operação remota em mineração à CSN

Equipamento permite operar trator a quilômetros de distância e com mais segurança

A Sotreq fez a entrega da primeira cabine de operação remota adquirida pela CSN Mineração. O equipamento, capaz de operar um trator em uma mina localizada a quilômetros de distância, é um marco no futuro da mineração, principalmente pelo quesito segurança. A Mineradora instalou o sistema “on board” em um trator de esteiras Cat® D11T, que já está operando na mina.

“Este projeto faz parte do Programa Mina Autônoma da CSN Mineração. Está diretamente ligado ao compromisso da empresa com a segurança e a saúde do colaborador! A cabine remota permitirá que o operador tenha um ambiente ergonomicamente mais adequado, sem vibração e ruído, reduzindo o nível de fadiga e exposição ao risco”, enfatiza Ivan de Oliveira Júnior, gerente de manutenção e engenharia da CSN Mineração.

O gerente lembra que, além desta função primordial da tecnologia, a cabine traz outros benefícios à mineradora. “Aliado a isto [segurança], temos ganho de produtividade com a redução dos tempos de trocas de turno e ganhos na qualidade dos projetos, por meio da alta precisão embarcada no trator”, afirma Ivan Júnior.

Segurança e produtividade

“O objetivo do cliente é validar seus indicadores de segurança e produtividade e, em seguida, aplicar esta tecnologia em mais equipamentos”, explica Bruno Peixoto, gerente de tecnologia para mineração da Sotreq.

Bruno lembra que, ao retirar o operador da mina e colocá-lo para trabalhar em um local seguro, a cabine de operação remota resolve também uma questão social, uma vez que os operadores que tenham limitações físicas ou problemas com locomoção não ficam mais impedidos de trabalhar.

Esse trabalho seguro e à distância já foi testado pelos visitantes da Exposibram, no ano passado. Do estande da Sotreq, eles podiam fazer um “test drive” e operar um trator de esteiras D11T que estava em Tucson, nos EUA, a cerca de 10 mil quilômetros de distância de Belo Horizonte. O equipamento foi um dos que mais fizeram sucesso na feira.

MineStar

A cabine entregue à CSN é a segunda comercializada pela Sotreq no Brasil. Bruno Peixoto explica que a tecnologia em questão faz parte de um sistema integrado de produtos de tecnologia, MineStar, que em conjunto suportam a automação de equipamentos no site de mineração, sejam caminhões, perfuratrizes, ou tratores de esteiras.

O gerente explica que, atualmente, a cabine de operação remota é aplicável a tratores de esteiras e perfuratrizes. “Estes equipamentos podem ser operados em conjunto de até 4 equipamentos por cabine. Neste modelo, os equipamentos operam de forma semiautônoma e o operador da cabine pode facilmente escolher qual equipamento operar, deixando os demais em operação seguindo um plano de trabalho previamente enviado ao equipamento”, explica Bruno.

Terrain for Grading

Além de suportar a CSN na operação da cabine remota, a Sotreq também implementou o Terrain for Grading. Este sistema utiliza GPS de alta precisão para auxiliar o operador a posicionar o equipamento e executar trabalhos de acordo com projetos que são enviados ao equipamento.

“Temos uma equipe de escritório que desenvolve os projetos e os envia via rede wireless para o equipamento em questão, ou para a cabine. A Sotreq tem uma estrutura de suporte que atua auxiliando a implementação da tecnologia e continuamente trabalhando em conjunto com o cliente para auxiliá-lo a atingir a melhor produtividade com a tecnologia”, ressalta Bruno Peixoto.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias