5 min | 30/03/2020 | Matéria
Em novo espaço na Sotreq, alunos da rede municipal recebem reforço educacional e cultural
O Instituto Social Sotreq (iSSO), em parceria com o Instituto Sabendo Mais, abraçou uma causa diferenciada que projeta crianças para um futuro cheio de possibilidades e para a formação de uma sociedade colaborativa e menos desigual. O Projeto Athena, desenvolvido pelo Sabendo Mais, atende alunos da rede pública, no Complexo da Maré e adjacências, e desenvolve atividades variadas, como complemento ao programa escolar, visando o enriquecimento acadêmico e cultural.
“O iSSO se lançou ao desafio de buscar atores sociais que atuassem com comunidades ao redor da empresa e se interessassem em expandir seus trabalhos num espaço disponível que desejávamos ressignificar na estrutura da Sotreq Rio. Com o apoio de instituições de referência na área social, chegamos ao Instituto Sabendo Mais, cujos projetos são comprovadamente bem-sucedidos!”, diz Rosa Cristina, analista de Responsabilidade Social do iSSO, ao ressaltar a parceria com o Sabendo Mais.
O Athena é destinado a crianças com altas habilidades acadêmicas que integrem famílias de baixa renda e estejam iniciando o 4º ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 11 anos. Os estudantes são selecionados com base num teste psicométrico, provas de português e de matemática, além de entrevistas.
Na parceria, a Sotreq disponibiliza o espaço, agora denominado de Espaço iSSO, que foi adaptado para o funcionamento do Projeto e inaugurado em fevereiro, em área anexa à filial da empresa no Rio de Janeiro. No espaço, de 214 metros quadrados, estão duas salas de aula, sala de informática, sala administrativa, copa e banheiros. A outra importante vertente nesta parceria é o apoio do iSSO no financiamento de uma das turmas do Athena. O projeto atende 24 estudantes, com duas turmas de 12 alunos cada uma.
“Alegra-nos ter aqui um espaço de colaboração e de construção de saberes enriquecidos com a soma de oportunidades, aprendizagens e experiências criativas para enfrentar desafios, começando por suas próprias histórias, com cada potencial que emerge e ganha vida nova, como sonho embalado em chances reais de impacto social”, afirma Sybelle Ban, conselheira e presidente do iSSO.
O nome de pássaro dado às turmas Andorinha e Bem-Te-Vi é uma alusão ao voo que os jovens podem experimentar em suas vidas, com o enriquecimento acadêmico proporcionado pelo projeto.
O Athena objetiva também preparar os estudantes para que possam ingressar nas escolas de excelência no Rio de Janeiro, como CAP UERJ e Pedro II, entre outras. Para isso, durante dois anos eles passam por atividades acadêmicas interdisciplinares, ampliando de forma significativa o aprendizado da rede pública.
Na justificativa do Athena, os criadores do projeto citam que o reconhecimento através do aprimoramento de sua capacidade e a oportunidade de desenvolver suas competências ao máximo poderão ser fatores de transformação da realidade pessoal, que poderá ser estendida às suas famílias, à sua comunidade local e, quem sabe, ao mundo.
“A parceria Sotreq/Sabendo Mais está alinhada com um desejo maior: o de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas da Sotreq, através de projetos educacionais”, afirma Sandra Garcia, presidente do Instituto Sabendo Mais.
Sandra cita alguns dos benefícios para os alunos inseridos no Projeto Athena, que potencializa os jovens talentos:
- Estímulos cognitivos e conteúdos acadêmicos e culturais que vão além dos currículos escolares;
- Cuidado com suas demandas individuais e com o incremento em suas competências de ordem geral, tais como liderança, cultura, linguagem, lógica e matemática, ciências, resolução de problemas complexos, inteligência emocional, pensamento crítico e criativo;
- Preparação para ingresso nas escolas de excelência;
- Convivência social, com ênfase no desenvolvimento de valores como justiça, respeito e responsabilidade;
- Lanches balanceados, com acompanhamento de nutricionista.
A presidente do Sabendo Mais diz ainda que “esta conjunção de esforços empresariais e de metodologias educacionais inovadoras permite que se avance rumo ao desenvolvimento sustentável das comunidades abrangidas”.