7 min | 22/03/2022 | Matéria
A evolução tecnológica da Sotreq tem conexão com a sua história e a de seus clientes, que hoje podem controlar uma frota de máquinas na palma da mão.
"A Sotreq desde aquela época já tinha um viés na área tecnológica”. A frase revela bem a busca por inovação que sempre trilhou a trajetória da empresa. Carl Orberg, o Carlão, fala com a autoridade de quem acompanha a Sotreq desde a década de 1970, quando ele foi atrás do primeiro computador para colocar a empresa em sintonia com o futuro. Após sua gestão como presidente, Carlão preside hoje o Conselho de Administração da Sotreq e vê o quanto a tecnologia é aliada da empresa e, principalmente, dos clientes. A possibilidade de terem na palma da mão o diagnóstico de sua frota é um exemplo desse avanço tecnológico. Carlão lembra que os imensos discos viajavam muitas horas levando, dos computadores instalados nas filiais, as informações que atualizam os estoques a cada dois ou três dias na sede da Sotreq. Era o começo de uma era tecnológica na empresa, que foi muito além dos aspectos administrativos e operacionais.
“A Sotreq e Caterpillar em conjunto desenvolvem continuamente tecnologias em hardware e aplicações digitais, disponibilizando recursos essenciais para munir nossos clientes com informações valiosas e precisas, o que permite maior controle, segurança e produtividade dos equipamentos Cat”, explica Leandro Carvalho, coordenador de desenvolvimento de tecnologia da Sotreq. Com a implementação dessas tecnologias, a Sotreq e a Caterpillar construíram uma base sólida para levar soluções personalizadas aos clientes de mineração, construção, energia, agronegócio, petróleo, marítimo e florestal. Além da tecnologia embarcada nos equipamentos, há um portfólio de soluções pensadas para melhorar ainda mais o desempenho das máquinas, a segurança dos trabalhadores e o negócio dos clientes.
Na mineração, um dos setores que mais demandam tecnologia, a Sotreq introduziu os primeiros caminhões autônomos da Caterpillar na América do Sul. Sistemas com radares e câmeras para auxílio em manobras de equipamentos de grande porte, assim como monitoramento de fadiga dos operadores, deixaram o trabalho mais seguro nas minas. Segurança, produtividade e sustentabilidade são requisitos que norteiam os avanços tecnológicos na mineração. Operação com caminhões autônomos, como em Brucutu, e as cabines de operação remota já são uma realidade na exploração de minérios no Brasil, com forte participação da Sotreq. Inovamos também com iniciativas para redução de emissões dos gases de efeito estufa, através de projetos de Melhoria Contínua, com sólida presença nos clientes de mineração há mais de 10 anos. Iniciamos a jornada para eletrificação de caminhões fora-de-estrada, com a implementação do primeiro sistema trolley Cat® nas Américas. É a tecnologia a serviço da performance e redução de emissões de gases poluentes. “Nosso planejamento estratégico está diretamente relacionado às expectativas do mercado e temos certeza de que vamos seguir agregando valor aos nossos clientes, além de demonstrar a diferenciação de nossos produtos”, afirma Bruno Peixoto, gerente de tecnologia para mineração da Sotreq. “Manter a liderança em mercados cada vez mais competitivos e seletivos requer inovação constante e o nosso desafio é sermos reconhecidos como um provedor de soluções de tecnologia diferenciadas e customizadas para os nossos clientes, inclusive usando todas as expertises hoje disponíveis no Grupo Sotreq”, complementa João Santos, diretor de tecnologia e eficiência operacional da Sotreq.
O monitoramento de frotas, em todos os segmentos, é um dos grandes avanços tecnológicos na Sotreq, assim como a implantação do e-commerce. O monitoramento remoto é uma conquista importante aos clientes. Por meio da plataforma SotreqLink, eles conseguem ter uma visão 360° de sua frota na palma da mão, desde os dados eletrônicos até os de atendimentos de campo, oficina e muito mais. “Atualmente, conseguimos ter a localização,deslocamento, parâmetros e alerta do ativo praticamente em tempo real”, explica Saul Machado, coordenador de soluções de tecnologia da Unidade de Negócio de Petróleo e Marítimo da Sotreq. Transformar os dados coletados em informações é um desafio para a Sotreq e um ganho para o cliente. Já a transformação digital com o e-commerce estabeleceu um novo parâmetro de relacionamento da Sotreq com seus clientes. Teve início há 15 anos, em parceria com a Caterpillar, e engloba as soluções B2B (business to business) e o parts.cat.com, site que reúne mais de 1,4 milhão de peças Cat. Além de efetuar compras de peças, os clientes têm autonomia, praticidade e segurança para usufruir de várias outras funcionalidades disponíveis em cada uma das soluções. “Em breve teremos novidades no mundo do e-commerce da Sotreq para nossos clientes”, adianta Camila Rosa, coordenadora de performance e desenvolvimento comercial de peças da Sotreq. Tudo isso ratifica o viés tecnológico citado por Carl Orberg no DNA Sotreq. Os avanços nessa área mostram respeito aos seus clientes, colaboradores e parceiros. São tecnologias buscadas para facilitar e melhorar o trabalho de todos. Uma evolução que mira, cada vez mais, a sustentabilidade.