6 min | 01/11/2022 | Matéria
Investir em equipamentos é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Esse momento, entretanto, requer uma análise cuidadosa que indique o melhor caminho a ser seguido.Afinal de contas, é melhor comprar ou alugar um equipamento? E, no caso da compra, é mais vantajoso partir para o leasing ou para o financiamento de máquinas e equipamentos?
Preparamos este artigo exclusivo para te auxiliar neste momento decisivo - siga conosco!
Você pode gostar: Nova filial da Sotreq vai dar suporte diferenciado ao cliente na região do Pará
Em linhas gerais, caso o uso seja muito pontual ou esporádico, é recomendável que você invista no aluguel, que possui condições muito mais flexíveis e contam, normalmente, com o suporte técnico necessário.
Por outro lado, caso o uso seja constante e/ou você tenha verba em caixa ou fácil acesso ao crédito, recomenda-se a compra do maquinário.
Às vezes, a melhor opção de investimento em máquinas e equipamentos pode ser o financiamento, ainda que você não possua o valor integral ou parcial do maquinário em caixa. É por isso que é necessário considerar mais uma variável: no caso de compra, devo optar pelo leasing ou financiamento de máquinas e equipamentos?
O leasing funciona quase como um “misto” entre aluguel e compra. Nesses casos, o banco ou instituição financeira compra o equipamento que você precisa, e o “aluga” para você. Isso significa que essa transação é livre de diversas taxas, como o IOF, fazendo com que o valor mensal que você paga ao banco para poder usar o maquinário contenha significativamente menos juros.
O contrato, então, é firmado entre você e o banco que comprou o equipamento por um período de, no mínimo, dois anos. Nesse período, você paga diretamente para o banco as parcelas do financiamento, por mais que o equipamento não seja seu. Ao final do contrato, você pode renová-lo ou quitar o valor restante do maquinário, caso deseje ter a posse do mesmo.
Leia mais: Novidades em soluções para o mercado industrial em motores e lubrificação
Essa é, indiscutivelmente, uma opção para quem já possui verba em caixa e acesso ao crédito. Além disso, nessa situação, a posse do maquinário já será sua, mesmo enquanto estiver pagando o financiamento.
É claro que o financiamento de máquinas e equipamentos possui detalhes e características próprias. Garantias, valores, prazos e até mesmo a própria negociação apresentam particularidades que não precisam ser necessariamente consideradas em outros tipos de financiamento, como o imobiliário ou o automotivo.
Optar por uma instituição financeira especializada no financiamento de máquinas e equipamentos é, portanto, fundamental.
É por isso que os equipamentos Cat contam com o financiamento facilitado por meio do Banco Caterpillar. Ao investir nos maquinários Cat, você poderá obter uma consultoria com especialistas do banco Caterpillar, que encontram as melhores opções de financiamento ou leasing para você.
Seja para um único equipamento ou para uma frota inteira de maquinários, você possui condições sob medida, com entradas que ficam em torno de 20% e as menores taxas de juros do mercado - tudo para ajudar você a crescer dentro do seu mercado.
Além disso, você ainda conta com Proteção Estendida de máquinas e grupos geradores e Customer Value Agreements (CVA) direto no ato do financiamento, o que garante o pleno funcionamento do seu equipamento financiado por muito mais tempo e mais segurança para seu investimento. Entre em contato conosco e descubra como o Banco Caterpillar pode apoiar seu negócio no seu momento mais fundamental!