6 min | 24/03/2020 | Matéria
Evento contou com o cônsul austríaco e representantes de empresas do país no Brasil
A Soimpex e a Áustria estão mais próximas no que se refere ao mercado internacional. A empresa do Grupo Sotreq especializada em importação e exportação realizou um evento para mostrar ao cônsul austríaco, e aos representantes de empresas do país, tudo o que pode oferecer para facilitar a vida deles neste contexto. Os benefícios fiscais do governo do Espírito Santo, como o Fundap, também foram destaques na pauta do encontro.
O evento para estreitar as relações com a Câmara da Áustria e com as empresas austríacas que atuam no Brasil contou com a presença do cônsul do país europeu, Klaus Hofstadler, e com a sub-secretária de Desenvolvimento do Espírito Santo, Rachel Freixo.
A gerente da Soimpex, Valeska Vasconcellos, apresentou as potencialidades do Espírito Santo, os benefícios fiscais da região para os produtos importados, assim como a própria Soimpex e a gama de serviços que ela pode oferecer com excelência aos seus clientes.
- Foco no seu negócio principal para o cliente se dedicar ao máximo à sua própria atividade;
- Serviço especializado em comércio exterior com experiência em projetos especiais;
- Centralização da gestão logística com gestão integrada dos trâmites de importação e exportação;
- Atualização constante da legislação aduaneira;
- Menor custo de importação, utilizando nossos canais de negociação em escala;
- Capacidade financeira para atuar em projetos de grande porte;
- Segurança e confiabilidade do Grupo Sotreq.
“Além das questões logísticas e tributárias, tem a questão cultural. Por se tratar de estrangeiros atuando no brasil, ajudamos a quebrar barreiras culturais entre o Brasil e a Áustria”, explica Valeska.
A gerente lembra que o Espírito Santo está pronto para receber empresas estrangeiras para se instalarem, considerando a localização estratégica (perto dos principais centros consumidores do sudeste) e a infraestrutura portuária. Fatores como segurança pública, equilíbrio fiscal e o índice IDH contribuem para atratividade do estado.
Foram destaques na apresentação da sub-secretária Rachel Freixo os programas de incentivo do Estado do Espírito Santo, como o Fundap (mais antigo programa do Estado para incentivar o comércio internacional), o Investe e o Compete-ES. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os programas de incentivo, tirar dúvidas e debater sobre como esses incentivos podem aumentar a competitividade de suas empresas.
Durante sua palestra, o cônsul mostrou que são 200 subsidiárias austríacas no Brasil. Se considerar o número de empresas com atividades econômicas no país, este número sobe para mil. O quadro mostra que o Brasil é o principal destino das empresas austríacas na América Latina. Klaus Hofstadler mostrou alguns exemplos de investimentos recentes de companhias da Áustria no território brasileiro.
O almoço em São Paulo foi o primeiro dos nove eventos programados no Brasil com a participação da Áustria. A agenda encerra em março de 2021, com o Áustria Connect Brasil, em São Paulo.
A gerente da Soimpex detalhou aos representantes da Áustria os serviços que a empresa oferece aos seus clientes, tanto para importação como para exportação. Entre eles, se destacam:
- Gerenciamento do processo de importação e exportação porta a porta;
- Planejamento logístico com gestão integrada multimodal;
- Suporte técnico aduaneiro e tributário, pré e pós-embarque da carga;
- Consultoria sobre benefícios fiscais, barreiras alfandegárias e regimes aduaneiros atípicos;
- Alinhamento de projetos validando cenários, fluxo operacional, documentação, análise de riscos e legislação vigente;
- Follow-up do serviço desde a colocação do pedido até a entrega da mercadoria.
Além de todos esses benefícios, a Soimpex também disponibiliza os serviços de armazenagem e logística, pois possui um regime especial logístico no Espírito Santo onde as empresas podem instalar suas unidades para que operem a partir desse local, para faturamento para todo o Brasil.
“Juntando os benefícios fiscais, localização estratégica e segurança, o Espírito Santo é um ótimo lugar para se investir”, finaliza Valeska.