Você sabe o que é logística em uma empresa?

4 min | 16/07/2021 | Matéria

Você sabe o que é logística em uma empresa?

Descubra a importância das estratégias e ações de organização, gestão, fabricação, armazenagem e distribuição dos produtos e como elas afetam diretamente no bom funcionamento das empresas

“Operação de guerra” é uma expressão que indica a necessidade de organização e estratégia para executar determinada tarefa. Cabe perfeitamente quando o assunto é logística. Aliás, vale ressaltar que essa palavra tem origem grega, com significado referente à lógica e ao cálculo, mas também vem do francês “logistique”, usado em termos de planejamento e realização de projetos.

A palavra logística ganhou notoriedade ao ser utilizada entre os militares. Nesse sentido, significava o desenvolvimento de projetos de gestão de armas, divisão e deslocamento de infantarias e planos de distribuição de suprimentos. Para os generais, logística era manter a organização do exército nas guerras.

No ambiente empresarial, logística engloba todas as etapas da operação, da matéria-prima ao produto final, passando por armazenamento e transporte, entre outras variáveis. É dividida em quatro categorias. Confira:

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS

Planejar e gerenciar a matéria-prima necessária para a fabricação de um produto é a função da logística de suprimentos, também chamada de logística de abastecimento. Os profissionais dessa área trabalham para assegurar o perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos, desde a qualidade dos insumos, preços adequados à relação custo/benefício, estoque para atender a demanda, entre outros.

LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO

Atua de forma decisiva na transformação de matéria-prima no artigo final. A logística de produção também atua para assegurar a disponibilidade do produto para o mercado consumidor. Os profissionais dessa área necessitam de conhecimento nas etapas de fabricação, montagem, transporte e armazenamento. Com isso, cuidam de tarefas como expedição de cargas, exigindo conhecimento do mercado para o devido planejamento de curto, médio e longo prazos.

LOGÍSTICA REVERSA

A sustentabilidade e a ecologia estão diretamente ligadas às ações de logística reversa. Isso porque os profissionais da área planejam ações para o máximo de aproveitamento dos materiais, evitando prejuízos à empresa e ao meio ambiente com os desperdícios. Também atuam na recuperação e reciclagem de suprimentos.

Um bom exemplo é o programa Peças Cat® Reman, no qual peças e componentes são remanufaturados com base em um sistema de “troca”, no qual o cliente deve devolver para a Sotreq o componente usado (casco) quando adquire um produto Reman.

A logística reversa também aumenta a eficiência do Laboratório SOS. Os clientes podem entregar suas amostras para análise de fluidos em qualquer uma das filiais da Sotreq e, a partir disso, o time dos CDP’s inicia o processo de logística reversa. Ao levar as amostras ao laboratório da forma mais ágil possível, a Sotreq reduz os custos do cliente com transporte e ganha tempo para que eventuais tomadas de decisão sejam feitas de forma mais rápida e precisa.

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

Como o próprio nome indica, organiza, promove e gerencia o envio e recebimento de materiais e produtos. Os profissionais dessa área também controlam o estoque e a conferência de carga. Esses cuidados asseguram a distribuição correta tanto em termos de volume como de prazos, além do gerenciamento de frete.

A Sotreq possui experiência de quase oito décadas no mercado brasileiro e oferece soluções completas em logística para seus clientes. Conta com toda a estrutura e técnicos preparados para atender as demandas nacionais e internacionais, tanto em seus centros de distribuição de peças e oficinas, quanto nas empresas do Grupo, como a Soimpex, responsável pela logística de importação de máquinas e motores, armazenagem e distribuição.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias