Serviço Trimble Stratus inova com projetos 3D para aterro sanitário

5 min | 08/07/2021 | Matéria

Serviço Trimble Stratus inova com projetos 3D para aterro sanitário

Plataforma da SITECH Brasil processa imagens de drones, com cálculos e informações precisos

Os projetos para recuperação de lixões e tratamento de aterros sanitários começam a entrar em nova era com o serviço Trimble Stratus, tecnologia fornecida pela SITECH Brasil. A solução é uma plataforma que processa as imagens aéreas coletadas por um drone e as transforma em um modelo de projeto 3D.

“Isso possibilita que sejam realizados cálculos de engenharia em cima deste modelo, tornando fácil e rápida a aquisição dessas informações. É algo completamente inovador no mercado como um todo. O principal benefício da plataforma é a facilidade da utilização, segundo os próprios clientes”, diz Denis Caetano, consultor de tecnologia da SITECH Brasil.

Soluções técnicas

Um cliente que está utilizando a plataforma em aterros sanitários é a Ferrari Engenharia Consultiva, especializada na elaboração de projetos e consultoria nesta área. “Com a plataforma podemos, junto com o cliente, desenvolver cenários para a definição da melhor alternativa para o projeto. Por ser de fácil utilização e estar numa plataforma na nuvem, permite que todos os envolvidos possam analisar e participar das soluções técnicas. Tive o primeiro contato com a plataforma quando trabalhei na empresa SUEZ no aterro sanitário Doña Juana, em Bogotá, na Colômbia”, afirma o engenheiro civil Alexandre Ferrari, responsável técnico e dono da empresa.

A visualização 3D do aterro, explica Alexandre, tem como base uma ortofoto. Isso permite a integração de superfícies da geometria projetada como, por exemplo, a terraplenagem de base e a geometria final de um aterro sanitário.

“Outro ponto importante do uso da plataforma é o acompanhamento da disposição de resíduos no aterro sanitário ao longo do tempo, considerando fotos aéreas realizadas em diferentes períodos. Isso permite o cálculo de volume da quantidade de resíduos disposta em cada período com boa precisão, bem como possibilita visualizar como a geometria do aterro sanitário está em relação à geometria de projeto em cada período analisado”, lembra Alexandre.

Informações e atendimento remoto

Ele lembra que o acesso da plataforma pela rede, via Trimble Stratus, facilita muito o compartilhamento das informações com os profissionais envolvidos em cada projeto “Anteriormente as imagens eram fornecidas pelas empresas que realizam os voos com drone, entretanto, a sua visualização e uso para projeto só era possível com a aquisição de softwares específicos instalados em computadores individualmente”, lembra o responsável técnico da Ferrari Engenharia Consultiva.

Sobre o suporte recebido pela SITECH, além do acesso à plataforma em si, Alexandre afirma que este é outro diferencial na aquisição da tecnologia. “A SITECH tem uma excelente equipe de suporte tanto técnica quanto no pós-venda. Sempre que necessário realizamos reuniões técnicas para que possamos ir aprendendo mais detalhes do uso da plataforma”, esclarece.

As reuniões técnicas são realizadas de forma remota, assim como todas as conversas e negociações para a aquisição do serviço e o acesso à plataforma. Na avaliação de Alexandre, tudo ficou dentro do esperado. “O atendimento remoto da SITECH foi muito bom”, finaliza.

Serviços: tendência de mercado

O consultor de tecnologia da SITECH Brasil afirma que, assim como a Ferrari, as empresas que trabalham com aterros têm demonstrado interesses pelo serviço Trimble Stratus. “A plataforma tem sido bem aceita na mineração e posteriormente na construção pesada, ambos negócios principais da SITECH e da Sotreq”, afirma Denis Caetano.

Em tempos de pandemia e com demanda crescente por tecnologia em vários segmentos, Denis ratifica essa tendência de serviços à distância. “Acreditamos na SITECH que serviços sejam o futuro dos negócios. Negociações como esta provam a tendência de mercado para este modelo. Em contrapartida, a maior parte do nosso portfólio é composta por itens físicos que viabilizam alguma solução. Porém, cada vez mais o valor é visto no serviço e na inteligência de software integrada às nossas soluções”, finaliza.

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