3 min | 27/04/2021 | Matéria
Seis equipamentos Cat® 793D foram reconstruídos; mineradora aponta vantagens
Seis caminhões Cat® 793D da mineradora CSN Mineração ganharam um novo ciclo de vida útil após passarem por uma completa reforma. Os trabalhos foram viabilizados pela Sotreq, desde a concepção do projeto até a execução da reforma, na unidade de Vespasiano.
Para a mineradora, reformar um ativo de alto valor agregado representa um excelente custo-benefício. Os resultados com a reconstrução dos equipamentos ainda estão sendo avaliados pela companhia, já que a entrega técnica dos caminhões aconteceu há poucos meses, mas a performance já demonstra a eficiência dos trabalhos realizados.
“Previamente é possível dizer que a reforma certificada pela Caterpillar consegue reestabelecer as condições do equipamento, permitindo assim que ele tenha novamente comportamento e performance de equipamento novo. Claro que é necessário aguardar um pouco mais para assegurar tudo o que o projeto promete no que tange à confiabilidade e desempenho da frota”, afirma Ivan Antonio de Oliveira Junior, gerente de manutenção e engenharia da CSN Mineração.
A Reforma Certificada Caterpillar (CCR) é realizada na unidade de Vespasiano da Sotreq, que foi totalmente reformulada e que conta com cinco oficinas. Trata-se de uma estrutura completa para reformas, recuperação, testes e ajustes para atender aos clientes de mineração e de outros segmentos, seguindo os padrões de qualidade Sotreq/Caterpillar.
Além do aspecto técnico do equipamento, o financeiro também é levado em conta pela companhia ao optar pela reforma. “Na verdade, o grande ponto é o custo-benefício, ou seja, esta reforma nos permite ter um equipamento com característica e performance de novo e com um investimento bem menor. Além disso, o grande ponto que torna o projeto viável é a extensão da vida útil do ativo”, diz Ivan.
Rodrigo Amaral, gerente de Suporte ao Produto da Sotreq, confirma esta vantagem do custo-benefício. “Um CCR para equipamentos de grande porte de mineração, em média, custa de 50% a 60% do valor de um equipamento novo”, afirma.
Rodrigo explica que a decisão sobre a reforma é tomada de forma conjunta com o cliente, de acordo com sua necessidade. No caso dos caminhões da CSN Mineração, ele ressalta que foram feitos diversos estudos técnicos e financeiros, incluindo TCO, que demonstraram a viabilidade do produto.
“A fase de estudo contou ainda com visitas da diretoria do cliente a Vespasiano, o que atestou nossa capacidade de execução do serviço. Finalmente, a criação de uma linha de financiamento para este serviço junto à Cat Financial foi determinante para a conclusão do negócio”, diz o gerente da Sotreq.